Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PARA UM QUERIDO ALUNO QUE PENSA EM SER PROFESSOR

Meu querido aluno que sofre vendo a arrogância e a soberba e o deboche do candidato Sartori do PMDB ao Piso do professores e o desrespeito a esta categoria de trabalhadores tão importantes para o nosso estado e o nosso país. Acalma teu coraçãozinho...isso não passará e tudo vai melhorar. Te digo com toda minha convicção que os próximos 20 a 30 anos,  serão os melhores da educação brasileira e da história deste país. E estes símbolos do deboche e do desrespeito com os professores - uma velha tradição do PMDB no RS que vem desde 1985, 1995, 2003 - são os estertores e as últimas barreiras para tudo que queremos e que merecemos .Não se trata só de salários, mas sim da nossa dignidade e do nosso papel na história.  A educação e o trabalho com a educação foi a melhor escolha da minha vida. Foi feita orientada por minha alegria em trabalhar com pessoas e conhecimento e também pelo gosto por mudança social, pelos meus sonhos de um país mais justo e menos desigual  e por amor ao próximo. Mesmo com todas as dificuldades que passei nos meus primeiros 40 anos de vida, não me arrependo em nada da escolha que fiz. Vou alegre para escola todos os dias. Faça chuva ou faça sol e vou alegre para a luta também. Abro livros e escrevo todos os dias. A educação é uma das atividades mais sociais que eu conheço. Converso com estranhos e com as pessoas no caminho e sou muito feliz por isto tudo e por estar aqui.  Estimo muito meus mestres e tenho muitas alegrias com meus colegas, amigos, alunos, mesmo no conflito, mesmo na diferença e mesmo na incompreensão. Mas os tempos hoje são bem diferentes e desafiadores e serão muito melhores. Eu acredito nisto sim. Sempre acreditei. Sempre acreditei que dias melhores virão e não tenho sido frustrado nesta expectativa. Trato toda dificuldade como um desafio para a superação e não me deixo abater pelo desespero, desesperança ou desilusão.  Sabes que eu decidi ser professor justamente no período em que os professores estaduais faziam greve contra o governador Pedro Simon em 1986 e eu pensei comigo "uma categoria que luta assim não vai mesmo perder o trem da história". Poderia ter dito na época "tamo junto", mas naquela época eu disse outra coisa: "tô dentro!". Esta opção exposta desta forma simples assim é carregada de muita reflexão e de uma boa dose de fé. Fé na vida. Fé na luta e fé na humanidade que é o que eu acho que todo educador precisa ter para continuar, não desistir e conquistar os frutos de uma grande colheita todos os dias. Eu valorizo cada pequena conquista como se fosse a maior e cada pequeno passo como se fosse de um gigante e sempre diminuo o tamanho dos monstros, porque não os temo e nem tenho apreço por quem gostaria que eu tivesse algum temor. Força, coragem e um bom juízo. Um abraço e bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário