Powered By Blogger

sábado, 11 de outubro de 2014

MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE MIDIÁTICO ELEITORAL QUE NÃO TRIUNFARÁ!!!

A velha novela do golpismo volta pelo que tudo indica ao panorama brasileiro neste segundo turno. E para o golpismo antidemocrático qualquer razão serve, mesmo a pior, mesmo aquela sem fundamento ou razoabilidade alguma. É uma lógica da irresponsabilidade que é consagrada já na direita e ultra direita pelo mundo e que neste país já fez muitas das suas.  Esta lógica é muito semelhante aquela que levou os Estados Unidos á invasão do Iraque, sob o argumento de armas químicas, nucleares e etc; isto é, se há 1% de chance, então é suficiente para determinar um curso de ação.

Isso se chama insensatez e leviandade e só tem levado os países onde ela é adotada a tragédias e a danos. Esta lógica tem uma longa história no Brasil e tem sido aplicada sempre que os governos progressistas, trabalhistas ou populistas possuem aprovação nas urnas e aceitação popular implementando políticas que desenvolvem o país e constituindo políticas sociais . Vem dos mesmos setores e segmentos conservadores e reacionários que fizeram tal coisa com Getúlio Vargas em 1954, são aqueles que tentaram impedir Juscelino Kubitschek de tomar posse e pintaram e bordaram durante todo o seu governo contra qualquer política desenvolvimentista, com Jânio Quadros arrefeceram, mas passaram o governo inteiro propondo retrocessos, com a renúncia de Jânio e a posse de João Goulart inventaram de tudo, de um Parlamentarismo que mitigasse o poder da presidência da república, aquele que foi derrotado em plebiscito e indo até o golpe militar.

Na ditadura esta rede globo, suas afiliadas e outros órgãos de imprensa defenderam o governo ditatorial em troca de benesses e por afinidade ideológica autoritária, assim sem nenhum escrúpulo em troca de ampliação de seu poder e da concessão de mais e mais redes afiliadas, como a RBS aqui no RS. E vimos que isso levou a um abafamento de nossa luta pelas diretas entre 1983 e 1985, e que nas eleições de 1989 este poder taticamente foi exercido com muita precisão e eficácia através de dois instrumentos e episódios muito ilustrativos, a edição do debate Lula e Collor no segundo turno da eleição de 1989 e a exploração no Sequestro  do Empresário Abílio Diniz que buscou criminalizar o PT e responsabilizar o PT.

Não se admire que, desde a posse de Lula, em 2003, são nesses organismos de comunicação que se abrigam os adversários do governo, que se promovem as versões dos fatos, que se encobrem a corrupção e os insucessos de seus governos conservadores – “até o limite da responsabilidade” - e que é a partir deles que eles tentam, a qualquer preço, num regime do vale-tudo, contra a verdade dos fatos, contra qualquer razoabilidade e em desespero de causa, derrotar o governo que mais promoveu justiça social neste país e que mais promoveu combate à corrupção. O manchetômetro  exemplifica isto claramente. E esta tendenciosidade a explorar isso e esconder aquilo, lembrando a lógica do ex-ministro Ricúpero: "o que é bom da gente, a gente mostra o que é ruim a gente esconde" que só vale ao PSDB, PMDB, PP, DEM e outros no poder. Assim, se o PT fizer melhor governo eles encobrem, se o PT combater mais a corrupção eles encobrem, e se o PSDB, PP, DEM ou PMDB, promoverem ou se envolverem em corrupção e realizarem péssimo governos eles encobrem também. A lógica ficou conhecida aqui no RS por uma moralidade seletiva muito comum no Senador Pedro Simon, que acaba de não se reeleger. Do Mapituba para cima ele condenava e gralhava contra o mensalão do PT, e do Mapituba para baixo ele silenciou durante todo o governo Yeda no que toca ao famigerado escândalo do Detran.

O PT então combateu sim a corrupção e fez um governo muito melhor que o PSDB no Brasil em todos os quesitos. Para verificar estas duas afirmações basta buscar por si mesmo os indicadores, os sinais e os registros disto. Porém, a desconsideração pelos indicadores objetivos e positivos da economia brasileira, a boataria golpista e o moralismo ingênuo não fazem bem ao Brasil. Um bando de irresponsáveis e aventureiros, com apoio de uma mídia estrábica que só vê um lado, e o falso moralismo abraçados com o firme propósito não de tirar o PT do poder, mas de interromper  o ciclo de desenvolvimento com distribuição de renda e a defesa de um estado republicano. Isso ocorreu claramente a partir das manifestações de junho do ano passado e contra a Copa do Mundo também.

Em alguns momentos chamamos isso de complexo de vira-latas, mas é preciso ser mais claro e dizer que esta aposta contra o Brasil, esta negação do Brasil que construímos e conquistamos se sustenta de forma associada em duas velhas ideologias bem conhecidas que se encontram neste propósito comum, de um lado, o neoliberalismo que faz esforço sistemático para negar o papel do estado na economia, seja para intervir seja para estimular - o que para as empresas deles não vale - e, de outro lado, uma espécie de anarquismo mitigado, esquerdismo tardio e moralismo ingênuo que faz da negação do estado, da negação da política e da negação dos partidos de esquerda - mesmo com muitos deles exercendo funções em serviço público, obtendo ingresso, bolsas, recursos e acesso - uma posição de conforto contra tudo que está ai e aceitando e preconizando qualquer mudança. O nome disto é insensatez. E esta forma só privilegia o retrocesso e faz vala comum de tudo que é diferente, diverso e não realiza nenhum discernimento. O tom irônico e brincalhão, a apresentação de deboches e ofensas, a desfaçatez disto é um ato de desmemória.

Só quem não lembra o que o governo FHC fez com este país, ou não sabe ou não viveu é capaz de apostar numa fantasia de que um playboy acompanhado da pior estirpe política deste país vai fazer algo de útil, decisivo e superior ao que os governos do PT tem feito. E não adianta dizer que o candidato não é FHC, por este candidato que hora se apresenta é justamente a versão mais degenerada e decadente daquela política do PSDB, que passou da compra da reeleição, pela Privataria Tucana, do Mensalão tucano, pelo trensalão tucano e pelo famigerado Tucanoduto,  todos casios encobertos pela imprensa, omitidos pela imprensa e que não sofrem nenhuma pressão para serem apurados e levar a condenações. Assim, para não variar o que se destrói com a omissão da imprensa em São Paulo, a USP por exemplo que está nas cordas e o estado paulista que mal consegue evitar a crise de falta água com total ausência de planejamento, o que inclusive afeta a geração de energia naquele estado. E pouca notícia tem sido dada ao fato de que o PSDB, o PMDB e o PP são campeões de corrupção neste país.  A carta da Lais Gouveia que milhares de brasileiros compartilham aqui e ali, exemplifica esta forma política tucana em Minas Gerais e nós aqui em São Leopoldo e no RS vivemos o pior governo da história da nossa cidade com PSDB e PMDB na cabeça. E o Governo YEDA foi o que foi aqui no RS.


Mas não vencerão, pois vejo a cada dia que passa engrossar mais a luta em defesa da verdade e a tomada de posição de amplos setores em defesa da continuidade do ciclo atual de políticas públicas sistêmicas e setoriais. Não triunfarão, porque do outro lado muitos percebem reagem e atuam contra esta aventura e irresponsabilidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário