Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

UNISINOS DEBATE O FUTURO DAS CIÊNCIAS HUMANAS

Saúdo a iniciativa da Universidade e de seu Instituto Humanitas. E fico feliz de ver meu friendship Renato Janine Ribeiro vir a São Leopoldo para debater este tema que me diz respeito por ser professor na área e ter muito gosto também por artes e letras. O tema do debate é bem legal porque apresenta algo com o que tenho minhas intuições e sou bem otimista. Creio que com as humanas vai ocorrer um surto de interesse bem grande no futuro próximo, pois passado o furor tecnológico das comunicações digitais e TICs, creio que a busca de conteúdo vai se dirigir para a área das humanidades, incluído ai as letras e artes. Isto é, superada e esgotada a possibilidade de muitos avanços mais na direção das ciências exatas e formais, vamos assistir um grande incremento das graduações em humanidades. Com os meus alunos de ensino médio percebo isto claramente. Todos, ou a grande maioria dos que querem cursar nível superior fora das humanas tem algum interesse por uma ou outra área delas, incluindo as artes. O que em alguns caos envolve um hobbie ou laser, mas que mostra gosto e desejo por estes conteúdos. E os alunos que se interessam pelas humanas são muito mais interessados do que eu fui, além de terem mais meios para saciar seus interesses do que tivemos. E olha que eu era muito interessado. Outra coisa legal é o tema "os iluminismos" pois quem me lê ou é meu aluno sabe que ando bem às voltas com isto também. Não poderei estar presente pois estarei na escola onde leciono, mas desejo um bom debate verei se posso fazer meus os alunos de filosofia assistirem isto de alguma forma. Link para a programação e a transmissão:O FUTURO ADS CIÊNCIAS HUMANAS - HUMANITAS-UNISINOS-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário