Powered By Blogger

domingo, 7 de setembro de 2014

TEETETO - PLATÃO EM DRAMA - ÓTIMA INICIATIVA!

TEETETO de PLATÃO - em leitura dramática aqui uma ótima iniciativa e ainda que é um extrato do debate já nos serve para ilustrar e dar um sentido ao texto.

O diálogo também foi denominado DO CONHECIMENTO. Aborda a TEORIA DO CONHECIMENTO de Platão, ou EPISTEMOLOGIA, a partir da pergunta: O que é conhecimento?

" Há fortes indícios de que Platão contava com aproximadamente 60 anos quando escreveu este diálogo (bem depois da morte de Sócrates) em homenagem ao seu homônimo Teeteto, conceituado matemático que morrera recentemente (369 a.C.) prestando serviço militar. Teeteto frequentara a Academia por muitos anos."

Edson Bini, em Platão: Diálogos I. São Paulo: Edipro, 2007, p. 28.

É importante observar ainda que na forma recitada ou em leitura dramática que este diálogo assim ganha toda a sua força ao mostrar claramente que uma abordagem negativa ou crítica tem lá suas vantagens no sentido de permitir que a verdade apareça afastando-se as ilusões e as fantasias de verdade.

Não poderia deixar de constar aqui que o já velho Platão exibe com a mestria aqui sua paixão juvenil pela forma dramática que foi o impulso mais original que o levou a perceber impressionado a força do pensamento de Sócrates e trocar a fama teatral pela busca da filosofia.

Seguem-se a este diálogo o Sofista e o Político.

Os quais também mereceriam uma leitura dramática.


Parabéns pela iniciativa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário