Powered By Blogger

terça-feira, 30 de setembro de 2014

SOBRE OUTRO CABEÇA DURA: INÁCIO DE LOYOLA

Mudando um pouco de assunto, eu estive conversando com um padre jesuíta estes dias ao ver uma coleção de esculturas e entalhes em madeira muito maravilhosos, com uma coleção de vestes e móveis que fazem parte da história dos jesuítas no Brasil e no Cone sul ao lado da capela da Unisinos que fica no prédio da Biblioteca Central no Campus .

Após olhar com calma e traquilidade  muitas coisas no salão eu e meu respeitável guia paramos em frente à um altar que tinha dois santos e Santo Inácio de Loyola no meio. Quando nós paramos ali na frente eu não sabia que aquela era uma estatua dele feita em madeira entalhada pelos índios  nas missões jesuítas e fiquei olhando aquela bela obra. A imagem de Inácio de Loyola para mim não é muito conhecida, pois no geral eu conheço mais os outros santos como São Francisco, São Luiz, São Jorge, Santa Teresinha, Santa Catarina e outros.
O Padre Jesuíta que é um seguidor de Santo Inácio na sua longeva presença olhou bem para a figura e me apontou falando da testa dura dele e destacou uma fronte alta e maciça de Santo Inácio e disse:

“Ele era muito firme e muito cabeça dura. Dá para ver naquela testa dele ali.”

E eu olhei então ao padre com certo carinho e benevolência e exclamei para ele o que  pensando em muitos que eu conheci e conheço que são assim mesmo muito duros e cabeças duras e disse, então:


“Que isso era muito bom, pois obrigaria todos os demais que conviviam com ele a serem muito melhores que ele para superá-lo e para vencê-lo.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário