Powered By Blogger

terça-feira, 30 de setembro de 2014

GRANDE RAUL PONT DO PT!!!

Lembrei de você e da nossa identidade em uma matéria que faz levantamento sobre os cinco deputados mais votados para a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul desde 1947. Na matéria o Raul foi o mais votado do PT em três oportunidades: 1986, 2002 e 2006. Nas outras foram Maria do Rosário em 1998, João Edgar Pretto em 2010. Veja a matéria Lista dos mais votados para a Assembleia Gaucha reflete as mudancas da politica brasileira.

E também aqui no link da matéria original da ALRS por Letícia Rodrigues e Marinella Peruzzo aqui.

Raul sempre representará para mim um gigante da política e da esquerda gaúcha!!! Quando vi ele e Clóvis Ilgenfritz, mais o memorável e inesquecível Flávio Koutzi no comício de sábado fiquei assombrado ao lembrar como a grandeza daquilo que eles diziam para muito poucos como eu e alguns outros, nós que éramos considerados radicais, e isso que tudo que sonhamos e que idealizamos e que acabou por ser possível através do nosso partido.

Toda vez que eu vejo eles e alguns outros, como o Tarso Genro e o Olívio, o Selvino e o Ary Vanazzi, o Ronaldo Zulke e muitos outros que tiveram visibilidade, mandatos e muito trabalho,  lembro muito do que sonhamos lá no inicio dos anos 80 e que afinal conseguimos e que vamos conseguir mais ainda!!!

 A sociedade brasileira está sim mudando muito mesmo, a política brasileira também e nem toda a força contrária a isso tem evitado esta mudança. Quando vejo dez candidatos a presidente, e contemplo seis que são egressos do PT, penso na verdade em quão pouco o PT perdeu, pelas posições que os egressos representam e pelas posições que se mantiveram no PT, aprumando nossa síntese e viabilizando não somente a tomada do poder na via eleitoral mas a mudança da sociedade.

Quando vejo mais de perto o trabalho da Dilma que veio do PDT, entendo ainda mais esta mudança do PT e da sociedade, entendo a fusão programática entre o trabalhismo e a nossa nova esquerda que, no fundo de distinções de caráter ideológico e programático, o  PT representa. Trata-se de uma esquerda democrática, uma esquerda popular e uma esquerda que quer de fato o estado sob o controle dos cidadãos. Assim, eu também entendo perfeitamente porque as elites - ou alguns segmentos das elites são tão avessos à nós, tanto nos odeiam, tantas mentiras contam sobre nós - é porque eles perdem e vão continuar perdendo, porque a sociedade está mudando e quer claramente continuar mudando.

Não somos os donos da verdade, mas somos sim muito sinceros e verdadeiros, não somos os únicos honestos, mas somos muito sérios e honestos, não somos a única opção política existente na democracia brasileira, mas nos julgamos e pretendemos oferecer nossas melhores opções sempre.

E não se engane você a nosso respeito, pois para conseguirmos apresentar bons candidatos concorrendo em todos os níveis e disputar em todos os níveis com uma única sigla neste país, neste estado e nesta cidade, de norte a sul, de leste a oeste, não é porque não temos um programa, nem posições, não é porque não temos diversidade, nem diferenças, não é porque não temos problemas, nem debates e grandes discussões, mas sim porque temos tudo isto e um partido de verdade, para o tempo ruim e o bom, para a luta e para a negociação e que leva a sério seu papel neste país e na nossa história, com compromisso com o povo que não pode ser resumido ao interesse pessoal de nenhum de nós, nem de quem se aproxima da gente.


Quando você entender o significado completo disto, talvez vá ver em nossa história alguns símbolos - um anel de Tucum aqui, um martir ali, uma bandeira aqui e uma mudança ali e saberá que nós não estamos nesta peleia de brincadeira, nós temos lado e nenhum capricho pessoal ou corporativo, nenhuma aventura ocasional e personalista nos dobrará! E jamais verá de nossa parte qualquer possibilidade de recuo na luta e na vitória, na derrota e na paz! Persistiremos sim e você não perde por esperar!!!! Vamos junto caminhando e continuaremos junto caminhando por bons motivos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário