Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

UMA HORA TEM SEU VALOR

Tive um dia longo hoje com aulas pela manhã, recheadas com um bom debate sobre os projetos de interesse dos alunos da Turma 3M2, revisões rápidas sober os trabalhos com os segundos anos, e fecha a manhã com um churrasco com meus queridos alunos e muitos risos e descontração com a turma da 2M1 ao meio dia. Ao longo do dia, minhas agendas com intervalos à tarde, encontrei o Jorge Mendonça e a Gladis na parada do Frederico quando estava indo para a Feitoria  - Jorge que é um grande amigo do coração e da luta e tive agendas familiares bem importantes com meu irmão caçula e fico bem feliz com os resultados e com alguns dos meus deveres cumpridos e algumas promessas em andamento. 

Esta noite sonhei muito com algo como o Grau Zero do Conhecimento - talvez seja um atino de tempo para o Cogito de Descartes, a tábula rasa de Locke - essa figura de linguagem espacial que não me engana, o Transcendental de Kant, e o Dasein de Heidegger, e me apercebi de o quanto de fato o tempo - como intuição pura como diria Kant - precede e preside a nossa organização da nossa vida e existência e que é nele que podemos investir com mais qualidade. Além dos tradicionais e frequentes incrementos nos espaços que ocupamos e onde atuamos - as famosas melhorias - que sempre nos trazem conforto. Um exemplo disso é o hábito que tenho desenvolvido de organizar e arrumar as classes na sala de aula de formas diferentes segundo as atividades

E é bem isso que me dedico a fazer mais ainda, nos tempos dedicados a esta ou outras tarefas. Melhorar o uso do tempo e do espaço com mais qualidade sempre. A Regina sempre chama de horas redondas e tem já uma relação com  isso a partir de suas diversas atividades e ocupações diárias. e creio que ela realmente tem razão, assim como outros proponentes em dividir certas atividades desta forma. Assim como tenho me dedicado e me acostumado a dividir minhas aulas em planejamento com contas de hora em hora desde que tive que planejar todas as aulas para um período semanal, Ao que disse no ano passado que me ajudou bastante no rigor e na precisão dos conteúdos com poucas variações de planejamento e certos detalhes ocasionais em cada turma também devido a singularidade dos alunos e da interação ou circunstancia específica. Uma hora é uma boa medida para uma tarefa com começo, meio e fim e parece até um exercício espiritual.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário