Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

SOBRE PORQUE VOU VOTAR NOS CANDIDATOS DO PT E NA REELEIÇÃO DOS GOVERNOS DO PT

Minha querida interlocutora que considera que o PT não trouxe mudança, com todo respeito discordo de você. Com todo respeito também trabalho e pago todos os impostos, mas não me eximo de nada e dedico desde menino algum tempo para a política, porque considero que ela não vai melhorar sozinha, sem a minha atenção e alguma dedicação e comprometimento da minha parte. Refiz esta minha postagem e vou colocá-la aqui, porque considero o teu voto e a tua opinião muito importantes. Jamais desprezarei a tua opinião e uma prova sincera disto é a minha dedicação ao debate ou à formulação de ideias e argumentos e de alguma resposta que provoque a tua consideração e compreensão, assim como dos demais concidadãos. Não tenho medo de contradição e nem aversão ao bom debate. Em 2002 a atriz Regina Duarte fez uma campanha dizendo que tinha medo. Pois eu tenho pouco medo e muita esperança, mas mesmo assim considero bem temerário arriscar o voto em Tucanos e em certos candidatos que para mim representam o atraso e uma política que precisa ser abandonada e esquecida nos livros de história. Não considero que o PT é a opção definitiva e eterna para a política brasileira, mas não vislumbro algo que vá para além do PT e de seus aliados, mesmo conjunturais ainda no horizonte. Tudo que vejo nos adversários programáticos do PT - e me desculpem a sinceridade os adversários programáticos do PT e meus amigos de oposição e de outras agremiações que não se sentem representados por este projeto - é algo que fica aquém do PT em questões programáticas e políticas. Vejo nomes muito bons em diversos partidos, mas não vejo unidade programática e menos ainda um projeto claro em muitas outras agremiações. Ontem assisti a TV Câmara. Experiência que recomendo a todos os brasileiros e brasileiras. E o que vi contra o PT, contra, por exemplo, o Decreto de Participação Popular, contra os Projetos que o PT e os seus aliados apresentam e defendem no Congresso, não são sinceramente opções melhores. Ontem eu vi uma bancada de deputados, proprietários de rádios e que representam os interesses econômicos da ABERT - Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão, fazerem uma manobra para tentar tirar a obrigatoriedade da Voz do Brasil no horário das 19 hs. E fazem isto com o único propósito de franquear mais publicidade e mais lucro às emissoras cujas concessões são mais do que discutíveis e questionáveis. Fizeram isto se aproveitando de uma Medida Provisória que flexibilizava o horário da Voz do Brasil no período da Copa do Mundo. Isso é puro oportunismo e eu nunca acreditei em nenhuma mudança que se baseie em assaltos, oportunismos e propostas momentâneas e casuístas como é o caso. Creio que as mudanças são muito importantes e quero que eles sejam realizadas com debates políticos sérios e de forma democrática, defendo portanto, em absoluto, todos os projeto de democracia direta e que permitem ao povo tomar decisões, assumir responsabilidades e medir a s consequências das suas escolhas. Talvez eu seja considerado conservador por alguns, mas defendo por exemplo o Voto Obrigatório, por considerar que nenhum cidadão pode sequer supor que não tem responsabilidade no pais, no estado e na cidade em que vive. Não admito que meus conterrâneos e concidadãos se eximam de suas responsabilidades, não suponho que os políticos vão resolver todos os problemas sozinhos e creio que a educação deve inclusive tratar disto. Creio inclusive que as mudanças que precisamos só virão quando o povo assumir mais a suas responsabilidade pela sociedade em que vive, pela política que se realiza nela e pela forma como as pessoas votam, debatem, governam e se relacionam neste país. Defendo o PT, porque vejo claramente grandes e importantes mudanças realizadas e propostas pelo PT nesta direção, por seu programa e seus projetos nos três âmbitos: municipal, estadual e nacional. Com a democracia temos o direito de escolher e ter a opinião que quisermos, mas também temos o direito de acertar ou errar em nossas escolhas. E isso possibilita a correção das nossas opiniões e dos nossos erros. O que importa é que tenhamos conhecimento da realidade e das consequências das nossas escolhas e que possamos ir corrigindo apostas mal feitas e escolhas baseadas em questões superficiais e desconhecimento da realidade. Me sinto no direito de ter opinião e tenho. Procuro me basear em conhecimento para firmar minha opinião. E já passou-se o tempo para mim de falar em promessas, posto que já tive o prazer e o trabalho de implementar um programa de governo, não sem dificuldades e muito menos sem adaptações, na minha cidade, no meu estado e no meu país. Então isso pode ser medido já por seus resultados, por indicadores claros e pelas mudanças que se produziram. Muitos que ficaram em campanhas raivosas contra o PT, e defendendo os candidatos adversários do PT aqui em São Leopoldo em 2012 já se esconderam, já não sabem mais nada e simplesmente se calaram porque estavam enganados e agora fazem discursos pelos cantos de decepção e desencanto com a política. Mas eu estou aqui, defendendo um programa, um partido e uma gestão e jamais me escondi. Não penso que o PT é perfeito, mas é bem melhor do que este bando de aventureiros que estão destruindo São Leopoldo, cujos erros, equívocos e absurdos atuais só são possíveis porque o PT foi rifado em 2012. E falo aqui da situação da cidade porque considero que os partidos, pessoas e interesses que hoje governam São Leopoldo não merecem nem o meu voto nem dos meus concidadãos. E tenho todo direito de falar dos erros deles sim porque sou cidadão, trabalhador e absolutamente responsável por minhas opiniões e também porque não falo só de vez em quando. Sempre falei e tratei da política desde adolescente e sempre assumi posições e é o que eu faço. Posso e quero também sugerir aos meus concidadãos que se examine melhor e com seriedade, sem boatos ou fofocas e com justiça o trabalho da nossa deputada estadual  Ana Affonso e também do nosso outro deputado federal Ronaldo Zulke, dois leopoldenses que respeito muito e em quem vou votar, porque considero que ambos fazem jus ao salário que recebem e estão comprometidos com trabalho, melhorias para a cidade, o estado e o país. Também defendo a eleição de Olívio Dutra como senador do Rio Grande do Sul, porque considero ele um dos políticos mais preparados, honestos e notáveis da história deste estado. E é um homem de projeto político e de convicções programáticas ao contrário de outros cuja conduta se escora numa espécie de VALE-TUDO, DEIXA QUE EU CHUTO e puro personalismo elitista. Considero Olívio Dutra também um homem capaz de propor debates que poucos políticos tradicionais ou aventureiros fazem. Sobre a reforma política, por exemplo, ou sobre, o que ainda não vi ninguém fazer, mas que é uma idéia que defendo por justiça e por considerar que ela pode melhorar o serviço público brasileiro e funcionamento do estado brasileiro, que defendo alguma proposta de  isonomia entre os salários e as carreiras de estado, nas três esferas. O que quem discorda de mim pode fazer é me apontar os méritos do outro lado aqui em São Leopoldo e em São Paulo, ou também os erros dos meus candidatos. Mas isso não é exatamente fácil, porque envolve argumentos com referência a fatos, e não a mera opinião ou o discurso de simpatia e conveniência,  e muito menos a reprodução de informações e opiniões cuja base material inexiste e cuja única pretensão é distorcer os fatos e construir outras ilusões para que mais uma vez sobrevenha a decepção dos inconsequentes e irresponsáveis em relação à política. Eu voto em Dilma e Tarso Genro porque tenho convicção programática e muita certeza sobre os resultados atingidos e a atingir no estado e no país e não viria aqui defendê-los se estivesse decepcionado, temerário ou impressionado com certos ataques que ambos sofrem sistematicamente. Eu quero, enfim, muitas mudanças e creio que o PT pode realizá-las ainda mais. O contrário é aumentar as bancadas dos partidos e dos candidatos cujos eleitores se esquecem e pouco fiscalizam o que fazem. Por fim, quero homenagear aqui meu companheiro Ary Vanazzi que certamente fez o melhor governo que a minha cidade já teve. Um abraço, então, para pensar....e algumas ideias para avançar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário