Powered By Blogger

sábado, 30 de agosto de 2014

SOBRE DEBATES POLÍTICOS NA ESCOLA

Creio que é preciso tratar disto com um bom debate na escola e com mais democracia no trato das opções. Mas é um processo que precisa ser construído com muita calma e paciência, sem açodamento e sem aceitar provocações Eu tive um colega que fazia isso sistematicamente, mas só em períodos eleitorais. Ele encaixava uma opinião e uma posição bem agressiva aqui e ali contra o meu partido e minhas posições gerais e externas e parecia ter prazer em fazer isto. Eu ficava na minha e tentava não aceitar a provocação porque imaginava que seria muito ruim fazer guerra de bugio com questão tão importante quanto a política para mim. Creio que em alguns casos teve os efeitos que ele desejava, mas no geral ficava sempre ruim para ele, Porque alguns alunos vinham me contar e confidenciavam que sequer enfrentavam, a opinião do professor em sala de aula, pois o mesmo não era de humanas e poderia "marcar" os alunos, mas que depois em separado os alunos discutiam sobre as posições do professor e no mais das vezes ele ganhava a desaprovação geral dos alunos pela atitude e pelos méritos e formas das suas posições. O debate político é o tipo de coisa que quando é feito com mais polidez e precisão, clareza e tranqüilidade ganha muito em qualidade e abre espaço para se compreender as diferenças e também compreensões e incompreensões sobre as coisas. Não é o tipo de debate que termina por decreto. Eu me dei por conta disto faz um tempão já. As urnas cantam uma decisão para aquele ponto e naquele período, mas o debate e o conhecimento não termina com o resultado eleitoral. E se apaixonar e bradar por política só em época de eleições é um sintoma de falta de seriedade para mim no que toca a real importância dada ao assunto. Assim, fazer política para mim envolve uma reflexão num tempo mais alargado, memórias de votos que já dei e de razões e posições que já defendi e isso é bem importante ensinar e mostrar aos alunos que se pode evoluir ao longo do tempo e adquirir mais conhecimentos do que opiniões instantâneas e de bate-pronto e de súbito sobre as coisas e os assuntos da política. Nossa, eu começo a falar disso e sai tanta coisa....bem...em frente....

Nenhum comentário:

Postar um comentário