Powered By Blogger

sábado, 2 de agosto de 2014

RELATA DESTE SÁBADO

Bom Dia... um sábado em que amanheço muito contente e feliz com certas imagens, ideias e sentimentos, não porque sejam bons em si mesmos mas porque podem enunciar a libertação ou a supressão de muito mal, sofrimento e dor. Me sinto feliz de ter o privilégio de estar podendo fazer o que faço e pensar o que penso, com as implicações que vislumbro. Tratei disto estas semanas, num tom bem pessoal, sobre Cuidado e Casamento, mas também sobre Cuidado e Humanidade. 

Surgem mesmo num passeio trivial pela praia boas surpresas e perspectivas muito agradáveis pela frente, notícias boas e notícias desafiadoras. Agora que as minhas atividades familiares e caseiras estão me absorvendo bem mais do que sou acostumado, e em parte me deixando ao lado da política e à margem da política,, mas de coração tranquilo com posição clara sobre o cenário eleitoral da esfera local à nacional. Em São Leopoldo assisto o Pior Governo da História da Cidade e seus candidatos tentando vender um grande engodo para o povo de novo. Vejo no Aecioporto e no Caos no Estado de São Paulo ( com uma grande lista de pesares) a mesma lógica do tal Novo Jeito de Governar que paralisou o RS no desgoverno Yeda, paralisa São Leopoldo e vende uma grande ilusão como panacéia para problemas de gestão que precisam mesmo de trabalho, investimento e muita compreensão democrática para serem resolvidos o que anda bem longe do tecnicismo e desses achismos ou truísmos como bem falou Ciro Gomes desmanchando Constantino no video que compartilhei ontem.  

Minha amiga, colega e candidata a Deputada Estadual, Ana Affonso lança sua campanha pela reeleição em almoço na Sociedade Ginástica de São Leopoldo, enquanto estarei compartilhando de um momento familiar muito importante para minha Esposa e minha Enteada. tenho muito orgulho do trabalho da Ana nestes 4 anos na Assembléia Legislativa do estado e forte torcida pela Ana e vou apoiá-la em campanha mais ainda nesta semana. Mas torço também por Olívio Dutra como Senador, torço e apoio a reeleição da Dilma no Brasil e do Tarso no Rio Grande do Sul e não tenho nenhuma dúvida sobre meu candidato a Deputado Federal que neste ano será Ronaldo Zulke, como foi em 1998, 2002. Meus dois colegas leopoldenses de adoção e que moram em minha cidade e que representem o PT e o nosso projeto que foi vilipendiado aqui em São Leopoldo por vendettas e ambições pessoais e interesses que nestes 20 meses de Administração estão dando à nossa cidade o PIOR GOVERNO DA HISTÓRIA. 

Triste contínuo, porém, e protestando todos os dias com o que ocorre na Palestina e indignado com a passividade ocidental aos crimes de Israel. Olhando para desmedida e para a ausência de um senso de justiça e correção no mundo. Olhando aborrecido para o golpe do mercado na Argentina que é dado a partir de uma Corte Americana sem nenhuma responsabilidade política ou critério de justiça. Olhando para a Ucrânia e a Rússia e refletindo sobre os riscos que nossa humanidade corre com uma Justiça que opera só para um lado sempre. Olhando para Líbia e muitos países do Oriente. Olhando para a epidemia de Ébola na Africa e ficando pesaroso com a total falta de horizontes de paz e uma vida boa para milhares de habitantes do nosso planeta. 

Envolvido e apreciando descobertas em três linhas de estudo paralelas. Os gregos, Virginia Wolff e Jack Kerouac. Para os primeiros olhei ontem aquele filme que contínua os 300 de Esparta, com o foco em Temístocles e Artemísia, ou o 300-2 ontem e fiquei pensando mais ainda nos gregos e nos persas e naqueles séculos V-IV a.C.que marcam a era Clássica Grega, o surgimento da democracia  e isso em meio às minhas leituras de Gomperz, o achado da Lira Grega desta semana, as leituras sobre o surgimento da tradição escrita por Havelock a Paideia grega parece ser bem mais complicada do que imaginava. E tanto os temas da liberdade, da democracia e da sabedoria tem nuances que deveriam ser mais exploradas e investigadas. Estou não apenas satisfazendo uma curiosidade, mas procurando encontrar não as matrizes do pensamento grego mas as singularidades que tem ficado à margem da justificação racional ou racionalizada daquela história toda. 

Sobre Virginia Wolff e Jack Kerouac estes autores cuja vida e obra é travejada e cruzada entre sonho, fantasia, ficção e realidade biográfica e estou debruçado tentando entender e quem sabe tratar melhor desta escritora que traz em si tanto a depressão quanto o gênio e deste Kerouac também trágico. Vejo neles um pessimismo que é marcado por suas vivências familiares e vejo também neles a resposta literária e criativa a isto. Mas preciso salientar que a forma subjetiva deles responderem a sua realidade é extremamente individual e literária, passando ambos ao largo de qualquer reação coletiva à realidade, O que talvez seja um síntoma de uma civilização que é realmente decadente que "goza pouco com tudo que possui e sofre muito com o pouco que lhe falta" como diria Shakespeare. Olhando Hair com meus alunos me apercebi o quanto um sonho e um delírio levados ao pé da letra e como regra de vida podem ser aprisionadores e pouco libertários, enfim, trágicos. Não como uma síndrome de inadaptação à realidade, mas como uma negação infantil e pueril da realidade, uma falta de juízo maduro e socialmente relacionado em relação à realidade próxima e remota.

Comecei a escrever isto aqui como uma relata e acabei tomando e manifestando muitas posições, mas pensei muito sinceramente em compartilhar com meus amigos e amigas aqui, porque é  talvez parte de tudo aquilo que tenho pensado neste período pós-copa do mundo. O que ficou de fora se deve ao meu impulso de me calar e não me debruçar sobre o que não domino, não tenho tempo para dominar e não me atraí ao pensamento e sentimento.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário