Powered By Blogger

terça-feira, 15 de julho de 2014

DISPUTA DE HEGEMONIA NO BRASIL? - A SOCIEDADE PRECISA AVANÇAR, A DEMOCRACIA PRECISA AVANÇAR, isso está em disputa

Li um post hoje cedo que questiona se o PT parou de disputar a hegemonia e fiquei pensando muito sobre isto. Penso que a disputa de hegemonia migrou para outra esfera. Eu creio que é preciso uma reforma política sim para melhorar a nossa democracia, mas que o povo deveria participar mais, assumir sua responsabilidade e sua parcela de responsabilidade na sociedade em que vivemos  e não creio que o partido deva ser mais o único canal de proposição e de construção de alternativas. Creio que precisamos abolir a arquibancada e criar cada vez mais canais de comunicação entre estado e sociedade. Isso vai mudar o papel dos partidos pode ajudar muito na definição de prioridades e no fluxo das ideias, propostas e soluções para o estado. Tenho um orgulho quase desmedido pelo que conseguimos realizar neste país. Sou militante desde o final do anos 70 e tenho muitas alegrias em diversas políticas e programas das gestões do PT com os demais aliados. Mas eu creio que chegou a hora da sociedade avançar mais também. O PT saiu da posição de um partido de quadros e de vanguarda e realizou muitas propostas que eram consideradas inexequíveis pelos liberais e democratas nos anos 80. Então parando por aqui, acho que é preciso pautar não somente o PT, mas também os demais partidos e o estado brasileiro para que ele avance. Devo te lembrar o papel de vanguarda política que as corporações assumiam nos anos 80 e 90 e que hoje - salvo raros - não fazem mais, nem em relação ao PT e nem em relação aos outros partidos. Aquilo também contribuiu e muito. Nós envelhecemos sim, mas não podemos parar de propor, pensar o novo e criar soluções para o nosso país. Um grande abraço amigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário