Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de julho de 2014

CASAMENTO E CUIDADO

Bom Dia...ontem fui mais uma vez ao médico com minha consorte, porque sei que é preciso cuidar e acompanhar o outro nestas coisas sempre, mas hoje fico sabendo que um casal de amigos muito legais e que também prestigiaram meu casamento trazendo alegria e muita amizade, estão completando nesta data 8 anos de namoridos. Eu disse para eles o que eu acho que deveria valer para muitas pessoas e que é também o que eu disse ao médico quando num diálogo breve justifiquei minha presença falando sobre o casamento.

Duas pessoas legais tem tudo para desenvolver um relacionamento legal. Eu disse ao médico e aos amigos que o casamento tem três funções acima de tudo. A primeira é cuidar um do outro, a segunda é suportar os momentos difíceis e de tristeza juntos e a terceira é viver junto todas as alegrias, satisfações, êxitos e ser muito feliz. É a primeira que determina o estar, o amar e todo o resto. Tudo fica muito resolvido na primeira já quando há amor, compreensão e toda aquela coleção de virtudes que cada um é capaz de listar para si mesmo e praticar. Disse isso para eles e para vocês porque sei que quando há o cuidado e os dois são pessoas de muito cuidado e delicadeza, todo o resto fica muito mais fácil.

Eu entendi que a gente ama muito mais e é muito mais amigo por este caminho também. E mesmo as desventuras do destino e as surpresas desta vida, tem acolhida mais fácil e respostas melhores quando a gente cuida um do outro, com humor, sinceridade e honestidade. E só quem tem isso consegue se arriscar junto numa aventura como o casamento, cheia de riscos, trabalhos de Hércules e também algumas bençãos que o destino, Deus e os demais amigos, colegas e conhecidos nos trazem.


Na filosofia a palavra Sorge - cuidado foi muito explorada por Heidegger como um existencial e a vida tem me provado cada vez mais o quanto ela representa uma forma de ser fundamental neste mundo e para a nossa existência em comum com o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário