Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O ADVOGADO E O FILÓSOFO

Sócrates - programa de junho para os alunos dos primeiros anos....pensei nele e em Che Guevara, em João Carlos Haas Sobrinho e em muitos outros mártires da história desta humanidade. É realmente um grande sacrifício ousar contrariar a lógica dos perversos. Daqueles que usam seu conhecimento, sabedoria, poder ou posto para ludibriar as pessoas, usurpar direitos, explorar trabalhos, escravizar aos outros e submetê-los a infâmias e outras indignidades. E me lembrei de todos os professores e professoras que procuram com todas as suas forças educar jovens para a honestidade a bondade, para a justiça e a retidão, a igualdade e o respeito ao outro. Educar e transmitir conhecimento não para venceres os debates, encantares as plateias, ludibriares as audiências e torcer os fatos com interpretações e jogos de palavras até que de tal modo eles lhe pareçam favoráveis ou verdadeiros. Sim, eu penso e quero que meus alunos pensem mais; sim, eu reflito e quero que meus alunos reflitam para viver e façam uma sociedade em que a justiça não seja vendida ou comprada, curvada ou interessada. Me lembrou Sócrates indo ao sacrifício com a serenidade e a tranquilidade de quem sabia exatamente o valor do que estava fazendo..e consolava seus discípulos...sem fazer menção sequer de dor ou lamuria....ao ônus que lhe era imposto ao enfrentar seus algozes, juízes ferozes e ao populacho....tem momentos em que a coragem de um bom advogado excede seu tempo e supera aos limites do arbítrio no alcance de sua voz...e com a verdadeira sabedoria também é assim....lembro de ti: NÃO BASTA SER VERDADEIRO, É PRECISO TER A CORAGEM DE SUSTENTAR A VERDADE PERANTE O INIMIGO MAIS VIL E AMEAÇADOR!!! O resto é o silêncio do tempo e a algaravia das ruas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário