Powered By Blogger

domingo, 8 de junho de 2014

NÃO VAI TER SÃO LEOPOLDO FEST 2014 - NO ANO DA ALEMANHA NO BRASIL?

É mais uma notícia ruim do PIOR GOVERNO DA HISTÓRIA DE SÃO LEOPOLDO. Soma-se a diversas outras que ainda nos deixam mais tristes e pesarosos. Esta é a administração que vai de forma leviana e irrefletida contra toda a história desta cidade. Passando pelo respeito e defesa do patrimônio histórico e todos os programas culturais abandonados ou destruídos.

E mais esta notícia agora que vem justamente no ano em que se deveria comemorar os 190 anos de Imigração Alemã no Brasil na Cidade Berço da Colonização Alemã no Brasil.  E nbo ano da Alemanha no Brasil.

E comemorar isso não para dizer que a cidade é mais alemã ou menos, mas construir uma consciência histórica e ao mesmo tempo homenagear todos aqueles que a construíram, desenvolveram com muito trabalho, cultura e fé. Este governo é perante isto uma vergonha completa e não estão com toda esta tropa de CCs nenhum pouco à altura da grandeza e da importância da história da cidade que governam. Nunca vi repetidamente tanto desprezo, tanta falta de vergonha e escrúpulos com a cultura e a educação da cidade, tanta desfaçatez. E isso se mostra na relação com jovens, negros, carnaval, servidores, educadores, mulheres e cidadãos e cidadãs desta cidade

Discordo de forma veemente dos que julgam levianamente este fim da São Leopoldo Fest uma boa notícia, porque economizaria dinheiro, eliminaria algum desperdício  ou porque a festa já foi ruim no ano passado ou porque nunca lhe agradou ou contemplou em suas expectativas. Considero isto sem propósito, como um despropósito e que contribui muito pouco é apresentarem este tipo de opinião com justificativas banais, pessoais ou econômicas contra, para além desta festa, contra a cultura e as atividades culturais desta cidade.

E esta notícia só é boa para quem não quer nada, não propõe nada e não produz coisa alguma na área cultural e só faz a conta fácil e simplória que lhe interessa.

E isso é feito sem olhar para os esforços anteriores, públicos e privados, e para as iniciativas e os trabalhos dos outros cidadãos e agentes culturais com o devido respeito e compreensão que eles merecem pelo desafio que enfrentaram, enfrentam e por persistirem apostando em cultura contra a fraca opinião ou a indiferença e insensibilidade de alguns.

Justamente por apreciar, conhecer, trabalhar e militar com a cultura de São Leopoldo há mais de 30 anos é que me sinto obrigado a defender esta posição.

Creio que falta muita informação e conhecimento para tratar estas coisas da cultura, os seus eventos ou programas com esta opinião tão superficial e negativa. Alguns consideram que tem direito a opinião aqui. Sim, possuem este direito a opinião, mas este mesmo direito não te autoriza a dizer besteira só para agradar teus "impulsos superiores" que não levam a nada ou defender os últimos vassalos desta administração vergonhosa na cidade.

Venho há mais de 30 anos apoiando aqui e participando ali na companhia de muita gente boa que trabalha e não se limita a ter opinião sobre assuntos que não lhes afetam nem lhes ocupam de forma séria e cotidiana. Me aprece que é uma tremenda barbaridade defender isso aqui publicamente que só pode ser tolerada por um direito a opinião que não tem informação nem seriedade no que toca a este assunto da cultura e da cultura leopoldense.

O chamado INTERDITO PROIBITÓRIO É SUBJETIVO...e isso que o Felipe Merker Brito pegou bem na piada sobre esta tragédia dizendo que o Governo Moa obteve uma liminar com INTERDITO PROIBITÓRIO contra a REALIZAÇÃO DA SÃO LEOPOLDO FEST 2014...só numa cabecinha bem limitada e de pouco alcance destas  que fazem parte do pior governo da história de São Leopoldo isso é compreensível como sintoma de causas doentias e frágeis ligadas a notória incapacidade de gestão deles de organizarem qualquer coisa. E esta incapacidade vem agravada por certa ignorância e desrespeito com a nossa cidade e a sua longa tradição cultural. Vi isto em diversas situações ao longo dos últimos 17 meses.

Este algo subjetivo e bem pessoal aparece na base destas opiniões  que dizem bobagens de forma repetida em qualquer oportunidade ou espaço contra CARNAVAL, SÃO LEO FEST E FEIRA DO LIVRO  insulta o trabalho coletivo e o esforço coletivo de muita gente e o sentido de vida de muita gente...alguns que já se foram e outros que lutam por cultura nesta cidade....seja em carnaval seja em SL FEST...isso só mostra o quanto descem as coisas quando as pessoas tentam julgar tudo a partir de sua perspectivas estritamente pessoais...que culpa tem os agentes culturais dos assaltos da São Leopoldo Fest para responder a um ataque intempestivo de certa leitora deste debate? É completamente irrazoável e infantil criticar a SL-FEST por isto. E isso é uma injustiça que vem se somar as muitas outras injustiças perpretadas sob a proteção este governo que parece não ter a mínima noção nem de justiça ou reconhecer a necessidade de justiça social.

Defendo que temos que pensar em todos os senões relativos à São Leopoldo Fest, mas que não se deve desistir por isto ou por aquilo, mas sim aperfeiçoá-la e melhorá-la. Não tenho dúvida que ela precisa ter uma gestão democrática  e ser absolutamente transparente em seus recursos e resultados. Pois é claro para mim que é preciso persistir, reforçar e responder ao desafio sempre. E que isso é melhor do que recuar e renunciar à promoção cultural, ao incentivo cultural e a organização de eventos. E creio também que é preciso sempre criar alternativas e ampliar os parceiros. Por exemplo, procurar organizar os parceiros com todas as escolas que raramente se envolvem de fato efetivamente com as feiras do livro ou com a São Leopoldo Fest. Portanto, já estou enunciando aqui que para mim a São Leopoldo Fest deve integrar e apresentar a cidade. Porém, por enquanto a cidade recua em muitos aspectos. Isso é triste, mas isso vai passar.

Discordo muito de quem simplesmente lhe nega a possibilidade de melhora, porquanto é preciso comparar e julgar sim todos os eventos culturais da cidade, mas tomar isso como um desafio para melhorá-los e não para diminuir os esforços de uns ou outros nesta história que tem mais de 20 anos já. Creio que é preciso abordar de forma positiva e construir e propor soluções para estes eventos. E que esse tipo de crítica genérica e negativa que vem sem argumentação é o que há de pior nestes debates, porque não estabelece nem parâmetros nem apresenta argumentos para melhorar os eventos. Penso sim que pode ser feito algo bem melhor da São Leopoldo Fest e participei como trabalhador da organização de uma destas últimas 9 que ocorreram e não vejo desta forma esta festa com sem saída ou sem solução. Sei que todo evento deste porte tem problemas e tem ganhos culturais e econômicos. Não gosto do argumento de terra arrasada que muitos apõem ao organizador X ou Y. E também não creio ser justo querer tratar a festa como exclusivamente assim ou assado, para isso ou para aquilo. Vejo esta festa como uma possibilidade de integração de diversos setores da sociedade e de realização deles. Se tomarmos tudo que deu certo até hoje nets festa percebemos claramente isto. Seja como feira da indústria, do artesanato ou do comércio local, como mostra da cultura e da história e também como espaço de promoção institucional da cidade. Mas requer sim investimento público e melhorias em sua organização. Sendo justamente esta diversidade o grande desafio frente a outras feiras ou festas próximas da nossa cidade.

Sou daqueles, portanto, que aposta na diversidade cultural e comercial como um grande trunfo deste evento e não é verdade dizer que todas as suas realizações foram péssimas ou que não trouxeram resultados bons nos dois aspectos. Mas é um investimento público e eu penso que precisa ser feito por muitas razões melhores do que aquelas que são apostas contra. E ela ser festinha para você ou outro não elimina o evento para muitos outros e para toda a cidade. Sempre é preciso também integrar e inclusive avaliar socialmente a satisfação da população e dos participantes em relação à festa com indicadores precisos e bem orientados e é preciso ter clareza das diversas expectativas em relação à ela.

A escolha, enfim, do novo secretário da cultura combinada com o anuncio do cancelamento da São Leopoldo Fest 2014, na minha sincera opinião traz uma notícia muito ruim, mas a escolha não é ruim em comparação com os néscios anteriores. Mas vamos combinar que SER O SECRETÁRIO DO NÃO deve ser a pior tarefa que alguém já recebeu nesta cidade. E não adinata me criticar por ver assim, se sou duro na crítica assim é porque nunca a área da cultura foi tão rebaixada nesta cidade. E isso é uma pena e um dano para toda a cidade. Vejo que é um grande prejuízo para todos que tem atuação e que privilegiam alguma atenção para a área cultural da cidade em sua ampla diversidade.

O fundo do poço e o nivel da ignorância é tão grande neste governo em relação a este tema que algumas pessoas precisam ser lembradas e aprenderem de uma vez por todas que esta é a cidade natal de muitos agentes, criadores, escritores, artistas, arquitetos, escultores, músicos, pintores e personas culturais notáveis em diversas áreas e linguagens e que mesmo hoje ela abriga muitos agentes culturais importantes que a escolheram para residir e que adotaram esta cidade para viver e que esta cidade tem mesmo um povo que gosta muito de cultura, que vai do popular ao erudito e que esta cidade e este povo precisa ser também reconhecido e respeitado pelo poder público municipal.

E há aqueles que negam a possibilidade de se constituir um discurso sobre este tema, que dizem que estão cansados e tal, mas eu creio que poderia dizer então façam vocês um discurso melhor. Estou falando com muita sinceridade, mobilizando meu pensamento para isto e com algum conhecimento e não chateado ou ocupado em criticar o trabalho dos outros como se somente o meu fosse o melhor do mundo. Penso muito nesta nossa cidade e quero e penso ser um direito meu de cidadão querer um panorama cultural e propostas culturais melhores do que o que ai está. Não quero fazer o discurso do não ou o secretário do não ou o agente do não. Aqueles que em geral vão contra isto tudo que digo não apresentam um argumento sequer. Então, como querem negar um discurso?. Daí também não vale e este é justamente o discurso que não vale o discurso de quem não faz nada e não propõe nada. E é muito confortável ficar no nihilismo puro, ou no pessimismo puro porque a responsabilidade ou o discurso é sempre o dos outros.

Para a cidade que já teve um Nando Dávila, um José Pedro Boéssio, Luis Brasil, Vianna Moog e muitos outros, que possui comunidades organizadas para carnaval, tradições gauchescas, danças de todos os tipos, escolas de música e línguas, jornais, rádios, onde Rui Carlos Ostermann nasceu, onde Bebeto Alves vive e produz, Rogério Severo, Lúcia Passos, para ficar com alguns ativos, e muitos outros artistas e criadores, fotógrafos, músicos e pintores, escritores, professores e intelectuais residem e produzem, com suas duas universidades e toda a sua tradição cultural é muito pouco e é muito ruim vermos o que este governo tem apresentado. E, por fim, é o ano da ALEMANHA NO BRASIL e cabe perguntar:  foi para isso que os senhores se elegeram? Para fazer o pior governo e ter o secretário do não na área cultural?

Um grande abraço amigo...

PORQUE DEFENDO?

PORQUE EU DEFENDO A SÃO LEOPOLDO FEST, FEIRA DO LIVRO, CARNAVAL, FEIRAS POPULARES, CONCERTOS, MAIS EDUCAÇÃO, MAIS CULTURA E QUALQUER TIPO DE EVENMTO CULTURAL QUE TRAGA UM PALCO PARA A ARTE E UMA PRAÇA PARA A ECONOMIA POPULAR, DOMÉSTICA, COMERCIAL OU INDUSTRIAL E TECNOLÓGICA?

PORQUE AINDA DEFENDO A AQUISIÇÃO DO IMALAS?

PORQUE EU AINDA DEFENDO O INVESTIMENTO EM PARQUES TECNOLÓGICOS?

PORQUE DEFENDO A FORMAÇÃO DE BANDAS NAS ESCOLAS?


PORQUE DEFENDO QUALQUER TIPO DE DE FESTIVAL CULTURAL?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário