Powered By Blogger

terça-feira, 27 de maio de 2014

SOBRE O FIM DA POLÍTICA E DA DEMOCRACIA

Querido Renato, há uma campanha sistemática e irresponsável contra a política e a democracia. Nesta campanha que tem ares subjetivos e também infantis qualquer currículo, quadro, ou qualquer obra ou atividade digna são soterrados e escondidos, negados e desvalorizados - e existem tais coisas aos milhares neste país, mas a imprensa e certa mentalidade da opinião pública se aferra a um dispositivo de que só o pior deve ser registrado, visto ou lembrado. Isso é um grande absurdo e uma injustiça com o trabalho e  a vida de milhares de homens e mulheres que se dedicam a estes afazeres políticos e de responsabilidade social por toda vida ou algum tempo e que lutam, inclusive, contra esta inércia e omissão, passividade e irresponsabilidade de alguns que esperam um salvador da pátria ou um ato de força, uma medida absoluta para resolver o problema, sem perceber que são também parte do problema ao votar em qualquer coisa  e ao adotar uma conduta preguiçosa e irresponsável na escolha de seus representantes. E estas pessoas dignas não estão somente em mandatos no executivo e legislativo, existem aos milhares em todo este país. 

Então, me parece que está na hora de cada um dos cidadãos deste país darem um passo à frente e assumirem alguma responsabilidade também, ao invés de ficarem tendo juízos fáceis e superficiais sobre as coisas. A ação política pode ser uma opção para qualquer um, mas é inadmissível que se traduza a irresponsabilidade por mera aversão ao sistema, é omissão também. Talvez eu seja muito ingenuo mesmo ou somente um militante petralha idealista, mas o que tem de gente que nunca assume responsabilidade coletiva alguma nesta sociedade falando mal daqueles que tentam, ou prejudicando aqueles que ousam fazê-lo contra esta inércia. Haja paciência! 

E o pior argumento que eu conheço neste tema é o da INDISCERNIBILIDADE DAS OPÇÕES. Em palavras comezinhas É TUDO IGUAL! É tudo igual somente para aqueles que não fazem nenhuma questão de usarem todas as ferramentas disponíveis para discernir o joio do trigo. Hoje em dia se pegares o joio não é mais porque foi enganado é simplesmente porque foi displicente na escolha. 

E esta é uma bela campanha para se tocar em frente: ACABE COM A DISPLICÊNCIA EM SUAS ESCOLHAS! Escolha melhor e vote melhor conhecendo mais a fundo as opções, programas, partidos e candidatos e aprenda também a fazer a sua parte. 

Um abraço....

ISSO É UMA REEDIÇÃO DA MINHA VELHA TEORIA DA ESCOLHA QUALIFICADA - TDEQ - que inventei para a presentar aos meus alunos na Escola Estadual Fernando Ferrari em Campo Bom RS, entre 1998 e 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário