Powered By Blogger

sábado, 31 de maio de 2014

OLÍVIO DUTRA SENADOR DO RIO GRANDE

Um grande abalo no panorama eleitoral do Rio Grande do Sul se confirmou nesta semana.  E sacode completamente o cenário eleitoral ao senado e tem inflexões na Chapa Majoritária e as chapas proporcionais também, com impacto razoável e considerável também na campanha de reeleição a presidência de Dilma Rousseff. A entrada de Olívio Dutra na chapa majoritária de 2014.

Vai dar tudo certo, contra o temor de alguns e contra as pseudo fidelidades e alianças. Vejo que algumas pessoas por inexperiência ou por dificuldade de entender as mudanças tem mais disposição e capacidade de torcer pelas tragédias do que pelos acertos...E algumas buscam inclusive razões para não ter razão ao dizerem que a volta de Olívio é um sintoma da limitação de um partido. Penso o contrário que mostra a capacidade deste mesmo partido de manter suas raízes e preservar seus quadros e ao mesmo tempo fazer a luta que precisa ser feita e creio que esta mudança pode ser muito mais benéfica para todos que compõem a chapa e que comporão as nominatas a deputados também.

Olívio trará debates esquecidos, inclusive por alguns que ousam julgar o processo atual sem estes debates em vista e parece querer apagar as contendas dos anos 90 de suas memória seja porque não viveram eles, seja porque não tiveram posição clara á época contra o neoliberalismo, o caso da Ford, a CPI da segurança, e inclusive os confrontos com o magistério estadual do período de 1999-2002. Creio que Olívio vai enfrentar junto com nós os adversários poderosos e ao mesmo tempo abrir caminhos para que  esta luta contínua que enfrentamos e que este absurdo que é no RS o abuso do poder da mídia e de um certo monopólio construído na ditadura de bancar governadores, senadores e candidatos sem nenhum compromisso programático, político ou partidário 

E muito me orgulha que meu partido não sucumbiu a esta vida fácil de transpor das telas da tevê para as suas nominatas eleitorais candidatos cevados nos abusos da desinformação e da manipulação de consciências da tevê e do rádio. Quando se discute financiamento de campanha e abuso do poder econômico pode se pensar também nisto. É absolutamente desigual enfrentar um adversário ou adversária que teve farta exposição positiva na midia durante anos, décadas e muitas vezes no papel de algoz fácil do trabalho político de outros que enfrentam limites de exequibilidade e recursos, base de apoio e relações privilegiadas com esta mesma imprensa. Talvez Olívio nos ajude a reequilibrar esta difícil batalha que enfrentamos e é inadmissível dizer que tal desigualdade e privilégio contribui para a democracia brasileira ou gaúcha. Isso é um abuso e traz mais danos do que benefícios para o estado e seus cidadãos.

Mas o que importa mesmo é que a equação final será melhor não para este ou aquele nome, mas para o projeto e as prioridades da frente política...

Se conferem as informações do correio do povo, sobre o rearranjo da Chapa Majoritária, com  Tarso e um vice do PCdoB, e o suplente de senador do PTB, esta notícia dá um salto qualitativo extraordinário na campanha. E pauta um debate sobre a nossa história de lutas no RS de forma decisiva. Parabéns pelo trabalho da direção partidária que conseguiu com sua dedicação exclusiva dar a esta equação um desfecho da melhor forma possível para o bem de todos e do projeto que todos nós defendemos..
Nos debates Olívio vai abrir a caderneta de registros de sua memória impecável e cobrar certas continhas que só gente muito sem vergonha e sem moral deixa na história achando que vão cair no esquecimento...e vai sobrar pedradas e laços para muitos que andam por ai posando de cidadãos de bem ou senhoras da boa pessoa...mas não será por vingança não, apenas por justiça, ou seja, pelo melhor motivo de todos....e eu estou vivo para ver isto....graças!!!!

Em outro debate que participei tive que acalmar as suspeitas, de um lado, de que Olívio daria a Lasier  Martins tudo que ele precisava que é uma polarização ou que, de outro lado, o ingresso de Olívio representa um ato de desespero da esquerda e do PT no cenário eleitoral.

Eu recomendei mais  calma ao pessoal. Alguns companheiros não percebem a força de determinadas coisas e muitas vezes julgam mais movidos por temores e pânicos ou traumas do que pelos fatos e pelos símbolos que alguns fatos efetivamente representam. Creio que é bom olhar direito e com mais cuidado para as coisas. Por exemplo, só o movimento na internet, twitter e facebook, aqui aglutinou mais de 7500 apoios e não tem sido nada fácil conseguir isso para coisa alguma por aqui. Por outro lado, já li todo tipo de considerações contrárias à proposta, mas algumas parecem ficar completamente soterradas pela avalanche e pela força da proposta de Olívio no cenário político local e eu vejo com muita precisão que a polarização pode nos ajudar ainda mais a enterrar de vez este fantasma que paira à nossa volta do PRBS e do esquerdismo desiludido. Ou seja, além de ter que nos tocar de novo sobre a esquerda de faz de conta. Ouvi de alguns objetores o argumento de que o Olívio era um velhaco atrasado e que por isto tinha sido abandonado. E de outros que ele havia sido abandonado pelo PT. Ora, tanto uma acusação como a outra é que são ultrapassadas. Olívio volta com todo apoio do PT para provar que nem foi abandonado e nem abandonou coisa alguma o que explica pro que ele foi um dos últimos presidentes do PT estadual, sendo hoje seu presidente de honra e ao mesmo tempo já sai a campo defendendo a REFORMA POLÍTICA o que alguns militantes e dirigentes do PT e da dita esquerda parecem fazer de conta que não é com eles.

E eu não tenho nenhuma dúvida de que o Olívio passa a laço pelo Lasier em carisma e em proposições políticas e este é o tipo de coisa que vai dar resultados melhores do que coisa alguma ou um pensamento amedrontado como tenho visto em alguns que pretendem enfrentar o PRBS fazendo as vezes de uma esquerda moderninha e digerível às classes médias e à elite gaúcha.

E, enfim,  tanto o Tarso quanto a Dilma precisam deste tipo de embalo mesmo para mobilizar muitos militantes e ampliar reagregar forças que poderão fazer a  disputa de idéias na sociedade...veremos melhor como à medida que vamos andando e peleando...


Quanto ao FIM DO SENADO, aquela nossa velha idéia e posição...creio que vem algo antes disso: a REFORMA POLÍTICA...e Olívio pode nos ajudar muito nisso lá tb...

Nenhum comentário:

Postar um comentário