Powered By Blogger

sábado, 31 de maio de 2014

A FACULDADE DE DIREITO DA UFRGS - PRIMEIRA LEITURA

ESTOU LENDO O LIVRO QUE CONTA A HISTÓRIA DA CENTENÁRIA FACULDADE DE DIREITO DA UFRGS - o tema já me tinha custado certo interesse a partir do estudo da famosa geração de 1907 - e suas relações com o positivismo, o borgismo, o trabalhismo e vindo até o petismo, e para a história das idéias também, mas devo dizer que tem me dado outras descobertas mais sobre a história da filosofia gaúcha e bem - detalhes e mais detalhes de diferenças e mais diferenças entre a tradição filosófica gaúcha e a tradição política gaúcha cujas idas e vindas, cujos conflitos, acordos, renúncias e afastamentos merecem mais atenção minha em outros aspectos e direções que jamais havia imaginado....mas é preciso compreender que no seio das elites e disto tudo há um conflito mais fundamental entre o campo e a cidade, as aristocracias rurais e urbanas e o populismo e certa ambição burguesa não realizada....graças ao Gunter Axt, que já havia me provocado em outras obras e me atraído também a um aspecto da história de minha cidade que jamais havia compreendido: o seu papel cultural, religioso, econômico e  político na primeira quadra do século XX....recomendo...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário