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sexta-feira, 25 de abril de 2014

CONCEITO DE JUSTIÇA - AULA DE FILOSOFIA DA TURMA – DIA 25 DE ABRIL DE 2014

  1. RAZÃO: O que é razão? – para tratar de Razão Inata ou Adquirida vou adotar uma abordagem indireta ao texto, não vou usar o recurso de explorar a origem da ideia de Deus ou o princípio de não contradição;
  2. 2.       Retomada da aula anterior: Quais os sentidos da razão? (Capítulo 7 do livro didático Iniciação a Filosofia da Marilena Chaui);
  3. 3.       Respostas dos alunos: certeza, conhecimento, sabedoria;
  4. 4.       No interessa hoje compreender a diferença entre Razão Inata e Razão Adquirida (capítulo 8), para fazer isto vou presumir aqui que ter uma razão é a mesma coisa que ter conceitos;
  5. 5.       Ter razão é ter conceitos? Isto é quem tem razão aplica conceitos sobre suas ações e seus juízos?
  6. 6.       Sim, com conceitos nós discriminamos as coisas, discernimos diferenças e explicamos fenômenos;
  7. 7.       Temos um conceito de Justiça? Que se aplica a juízos e a ações?
  8. 8.       Nos chama muita atenção a ação injusta? (adotando a via negativa);
  9. 9.       Alguém aqui já sofreu uma injustiça? (que queira nos dar de exemplo para esta análise?)
  10. 10.   Uma aluna relata a discriminação econômica e racial que sofreu em uma farmácia quando ia comprar medicamentos e ao dar seu cartão de crédito para o pagamento ouviu o que não devia ter ouvido;
  11. 11.   Consideramos isso uma injustiça?
  12. 12.   Mas entendemos que o injusto tem um conceito de justiça, mas que ele não compreende o conceito de justiça em sua amplidão;
  13. 13.   Outro exemplo da aula de ontem em que uma aluna frente a pergunta afirma que sofreu uma injustiça quando sua mãe a abandonou ao se separar do marido (ou seu pai), ao mesmo tempo nesta aula um aluno relata a mesma ocorrência o pai o abandonou quando se separou da mãe;
  14. 14.   A mãe tem um conceito de justiça?
  15. 15.   Mas ela sabe que está sendo injusta?
  16. 16.   Para saber isso teríamos que tomar dela um depoimento e saber se ela refletiu ou não do ponto de vista da justiça do seu ato; teríamos que compreender também o motivo da sua decisão e o que estava em jogo na decisão;
  17. 17.   Nós não sabemos, portanto.
  18. 18.   Justiça, seja em juízo, seja em ações envolve uma relação com os outros; tem sempre uma dimensão social; não se é justo consigo mesmo, nem pó si mesmo (talvez tenhamos que entender que dizer que é justo é sempre um juízo de outros sobre nossas ações ou juízos e que nosso julgamento próprio não é critério definitivo de justiça – de que é preciso conferir socialmente se é justo ou injusto – que nossa reflexão não basta);
  19. 19.   Bem, sobre a razão Inata ou adquirida: o conceito de justiça seria inato se fosse lembrado por nós através de atividades promovidas por nossos professores, ou seja, se já o soubéssemos e coubesse ao professor ou professora reavivar nossa memória sobre este conceito até chegarmos a um conceito amplo e máximo de justiça (lembrar o Mito de Er de Platão e as lições e a maiêutica de Sócrates); sobre a razão adquirida: o conceito de justiça seria adquirido se ele nos fosse ensinado através de atividades promovidas por nossos professores, ou seja, se já não o soubéssemos e coubesse ao professor ou professora nos iniciar e nos introduzir sobre este conceito até chegarmos a um conceito amplo e máximo de justiça;
  20. 20.   Mas enquanto não sabemos isto a justiça se faz presente através das leis e daqueles que as fazem e as aplicam as nossas ações; os legisladores e os juízes;
  21. 21.   Nós elegemos os legisladores – os legisladores tem um conceito de justiça? Nós elegemos vereadores, deputados e senadores tendo clareza de que eles fazem as leis? É aceitável ou razoável admitir que um eleitor ou eleitora vote fazendo de conta ou ignorando isto? Hoje em dia é abundante a informação para todos de que “eles fazem leis”.
  22. 22.   Mas, pergunta um aluno, os juízes tem conceito de justiça?

(esta reconstrução foi feita em 20 minutos para efeito de registros após o desenvolvimento desta aula - os alunos devem completar a reconstrução da aula para o próximo encontro – dicas Al Capone, Bernardo, Erro Médico, Vereador Clientelista, o que é justiça?) 

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