Powered By Blogger

domingo, 6 de abril de 2014

AO BENEDITO TADEU CESAR - CIENTISTA POLÍTICO

Grande Benedito Tadeu Cesar . Li com muita atenção teu depoimento pessoal sobre o dia do golpe e a Ditadura Militar e depois li também o debate sobre tuas opiniões e tua filiação ao PT incidir ou não em tuas análises e a tentativa que se repete contigo e com praticamente todos os intelectuais e cientistas sociais petistas de impingir a pecha de tendencioso ou de um cientista desonesto intelectualmente.

Acabei achando essa discussão, porque estava envolvido num debate sobre o quadro eleitoral atual no RS e pensando e pesquisando para ver onde foi que eu li ou ouvi algo sobre a gangorra política do estado. Havia dito em meio a uma análise da pesquisa eleitoral que o estado do RS está sempre recuando e avançando...parando e recuando..parando e avançando e assim vai indo...e sei que Isto está ligado ao fato de nunca haver uma reeleição de governador por aqui. Desde o positivismo é claro. E eu atribuo esta ideia da gangorra a você, talvez inadvertidamente ou equivocamente.

Fui aluno de outro curso da UFRGS, Filosofia,  mas muitos dos meus principais amigos e amigas das ciências humanas, foram seus alunos e sempre gostei de tuas análises políticas, seja nas eleições, seja no dia a dia. Não vejo nenhum prejuízo na tua posição ou militância. E, ao contrário de alguns críticos, que julgam que basta ser PT para pensar tudo igual, considero que há uma diversidade de leituras e de pensamento no PT, que se fossem bem compreendidas iriam gerar muito espanto nos néscios e nos pretensiosos. Certa feita disse para um rapaz pretensioso que se ele estudasse o PT iria encontrar mais idéias diferentes dentro do PT do que fora dele, para provar o quão o PT possui diversidade e democracia interna.

Já te vi defender posições contra-corrente, assim como vi defender posições majoritárias e assim não julgo nenhum prejuízo em teus juízos políticos e nem vejo construíres posições sem reflexão ou por alguma forma de automatismo. Bem diverso de outros, creio que tuas análises ganham realidade e concretude pelo fato de seres um militante real, e não de mera opinião e que reflete sobre isso, com inflexões práticas desde muito tempo. Não por ocasião circunstância ou necessidade premente de patrulhamento ou cassação, invalidação e impugnação das opiniões de outros. O que considero uma espécie de oportunismo. Pos são pessoas que não dedicam um dia de suas vidas aos afazeres políticos e tentam terçar ou invalidar as posições de quem estuda ou de quem dedicou sua vida a estes afazeres.


O que é a velha forma autoritária de jogar com quem lhe é contrário em pensamento e projeto. Mas vou anotar aqui que és um homem de pensamento então não julgue que considero tuas ideias como opiniões, mas sim como posições medianamente informadas e muitas como expressões de conhecimento teórico e prático da política. Não és alguém que há de se ocupar disto por diletantismo ou esporte ocasional. Por fim não conhecia tua história e a de teu pai e irmão, então agora te tenho com mais respeito ainda. E é muito bom que tenha tido um pai de quem se orgulhar também, não por vaidade ou prestígio, mas por hombridade, seriedade e alguma forma de dedicação a política e a melhoria pela política de nosso país. E te digo que teus filhos com certeza haverão de se orgulhar de você pela tua honestidade intelectual e firmeza ideológica, além de seres um dos cientistas que dedicou sua vida a este tema, o que é bem m ais que ter ou terçar opiniões. 

Eu tenho convicções sobre a existência de uma ciência política e agradeço muito tuas lições que aparecem até mesmo num singelo e honesto depoimento pessoal e biográfico sobre a ditadura.

Obrigado!

Leia a entrevista do professor Benedito Tadeu Cesar AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário