Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de março de 2014

SOBRE A METÁFORA DO PARAFUSO SOLTO OU DA FALTA DE PARAFUSOS NA CABEÇA

As vezes alguns caras estão sincronizados ou desincronizados sobre o mesmo tema, metáfora ou problema, entre uns e outros em filosofia no Brasil e esta rede social nos ajuda a sacar o lance na hora. Lá em São Paulo o professor Renato Janine Ribeiro (USP) pergunta sobre a metáfora do parafuso solto ou quando surgiu a expressão “Falta um parafuso na cabeça do fulano” ou “de vez em quando solta um parafuso na cabeça da fulana” com a impressão de que a expressão caiu em desuso e eu aqui em São Leopoldo usando ela.

E eu usei ela ontem mesmo para explicar, após ser questionado se dava aulas particulares, respondi que podia dar e que tinha certa eficiência nisto porque eu dei uma única aula particular ao meu enteado que tinha um probleminha com filosofia....em 30 minutos acabou o problema...e nunca mais ele precisou de aulas sobre isto...os alunos em aula me olharam incrédulos e eu disse que somente abri a caixa de ferramentas e apertei dois ou três parafusinhos...kkkk...o lance era o parafuso solto na cabeça do guri... 

O meu pai - um eletricista - usava isso e vi outros professores e professoras usarem também...rsss...creio que a origem está por óbvio nas artes mecânicas, elétricas e nas disciplinas técnicas e que eu fiz e outros devem ter feito certa transposição...acho que deve vir das primeiras oficinas industriais e técnicas...e dá para usar ainda...mas informo que o maior uso tem sido para referir à malucos “falta um parafuso” ou destrambelhados “parafuso solto”...me puxei agora...kkkk....mas que tudo tem solução...ou quase tudo....mas anoto que dá para usar muito em filosofia....

Nenhum comentário:

Postar um comentário