Powered By Blogger

domingo, 23 de março de 2014

O EU OCULTO OU O EU INTERIOR E A SUA DESCOBERTA: UMA PISTA

Andei ás voltas com o tema da dupla personalidade ou desta questão de um eu interior que é diverso do eu externo ou social. E algumas pessoas observam isto de que parece mesmo haver um eu oculto que não se resume por características externas ou visíveis, nem pro padrões de conduta regulares, mas que de vez em quando aparece por assim dizer. 

Encontrei, no tema de esclarecer a Angústia da Influência de Harold Bloom, uma referência mais filosófica digamos assim, mas clássica e que faz a gente pensar não somente em poesia ou literatura como ele está a fazer, mas em pensar em dispositivos, chaves ou condições que despertam ou acionam este eu interior e que o provocam a se expor em plenitude   
   
"A psique é o eu empírico (concreto) ou alma racional, enquanto o daimon divino é um eu oculto ou a alma não racional." 

é de um livro OS GREGOS E O IRRACIONAL, E. R. Dodds, citado ou paráfrase em outro que leio agora de Harold Bloom A Anatomia da Influência, p 25. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário