Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de março de 2014

A ODISSÉIA CONTÍNUA

Coisas  de professor...hoje dando umas aulas com sérias dificuldades devido a uma espécie de ansiedade e canseira desta semana...do que não dou detalhes...mas que foi boa ao fim e ao cabo...e levo meus livros de leituras semanais para a escola...dou umas lidas em sala de aula entre intervalos e outras coisas....enquanto colega Luci Mara entregou os didáticos para os segundos anos - de Sociologia e Filosofia - e eu com o Primeiro Volume do Theodor Gomperz, Os Pensadores da Grécia: História da Filosofia Antiga - Tomo I - Filosofia Pré-Socrática, entre as mãos e uma querida aluna mostra interesse e deixo ela lendo uma scinco páginas em sua mesa ...pergunto qual pré-socrático ela estudou no ano passado e ela num lembrava dai me lembrei: foi Pitágoras e lá foi ela para as páginas do Gomperz....depois comentei com ela: tu viste como é bem escrito, bem detalhado e interessante? e Ela: Sim! e então eu digo: é impressionante isso um livro com mais de cem anos tem este frescor e é tão agradável a leitura! e ela entendeu e concordou dizendo: Tava pensando nisto também! Depois fiz uma pequena referência à Freud e sua amizade e admiração pelos textos de Gomperz também. 

Em momentos assim a gente se dá conta de que esta espécie de odisséia de construção pela leitura de esclarecimento e discernimento, da palavra e da racionalidade, do gosto e da sensibilidade vai prosseguir e que não é tempo perdido....bem assim....e eu parei no capítulo sete da Iniciação a Filosofia: Sobre os Sentidos da Razão, da Marilena Chauí, que eu estou usando para mostrar o paralelo entre o Logos Grego e a Razão Moderna antes de ingressarmos em René Descartes - outro príncipe da clareza, do frescor no texto e que nos dá a mesma impressão de estar escrevendo ou falando à nossa frente sob nossos olhos...obs. a tradução é ótima do Gomperz, por José Ignácio Coelho Mendes Neto, pela editora Ícone...

Nenhum comentário:

Postar um comentário