Powered By Blogger

terça-feira, 11 de março de 2014

A MÍSTICA DO CRISTO REI E O PASTEL DOS AIMORÉS

Eu sou muito suspeito ao falar disto porque para mim aquele estádio Cristo Rei é sagrado, é um lugar carregado de sentido e de significado por conta da minha relação com a minha cidade, meu pai, o futebol, as tardes de domingo, o bar e a prosa do pós-jogo e as galhofas clássicas de vestiário, os comentários com um toque de ironia, fina provocação e também a admiração pelo lance surpreendente que pode acontecer em campo. E é um tipo de lance que a televisão não mostra e que só quem está em campo ou no estádio consegue ver em sua plena  perfeição.

Aquilo que o Nelson Rodrigues chamava de sobrenatural de Almeida acontece não somente nas Laranjeiras, mas também no Cristo Rei. Eu estive lá muitas vezes para verificar isso com meu pai e sempre sentia uma certa mística naquele estádio. E a mística está dentro de campo, fora de campo nas arquibancadas no velho barranco com eucaliptos na grande geral e no entorno do estádio abrangendo o Cristo Rei que nos contempla com seus braços abertos nos acolhendo ao lugar e nos protegendo também. 

E, assim,  também ocorre lá uma espécie de encontro com a alegria, o sambão da torcida, a cerveja gelada e, no meu caso, quando menino o pastel com guaraná. Se você não sabe o que é isso eu preciso te dizer. Em São Leopoldo existem dois tipos de pasteis. O Pastel da Rodoviária e o Pastel do Aimoré. Sendo que o pastel do Aimoré tem brisa do Cristo Rei dentro e o da Rodoviária o ar do Rio dos Sinos. E a cosia mais legal é que um dos pasteleiros que anda por lá é justamente o Sidi que vende pastel de rodoviária e do aimoré. E eu aprendi isso, este detalhezinho importante dando uns passeios com meu pai pela cidade e aprendendo a observar certas coisas e personagens. O Bauru do Rio Bar é outro personagem importante desta época e que para voltar vai precisar ser ressuscitado por um espírito tão jocoso e galhofeiro, irônico e de bigodes negros quanto o daquele velho garçom do Rio Bar. 

A notícia que te trago é que o Pastel do Cristo Rei voltou meu amigo tem o mesmo gostinho bento de sempre e  além disso traz gols dentro e junto. E, ainda, devo dizer que tem um monte de índios em baixo dos eucaliptos comendo pastel e bebendo cerveja, cujos tambores e apitos não se silenciam assim não. 

DOMINGO tem jogo contra o Juventude no Cristo Rei, vai ter Pastel, Cerveja e Guaraná, gols e lances desta mística e você num vai? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário