Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SANTIAGO MORRE - QUAL ESTRATÉGIA É ESSA, POR DIABOS?


MUITO CHATEADO E REVOLTADO - e não gosto nada de estar assim, mas o motivo disso é meu sentimento de que tem algo batendo errado no coração a na cabeça dos brasileiros...MUITO ERRADO...

Tendo sempre a ser otimista, mas me sinto mal quando olho para o cenário, faço um balanço rápido e vejo ou escuto o que ando ouvindo e escutando...

Nosso país está mergulhado num ódio profundo entre classes, entre gerações, entre religiões, entre concepções de sabedoria, concepções morais....Me sinto impotente diante disso, porque sei inclusive que algumas pessoas por qualquer motivo ou ideia que tiverem entranhada em suas cabeças vão rejeitar liminarmente o que estou dizendo aqui e vão continuar com suas velhas opiniões...

Ando mesmo parando de publicar aqui porque sinto que preciso me afastar ao máximo de todos que defendem soluções violentas, justiça a qualquer preço, linchamentos morais, métodos radicais e projetos cujo horizonte não passa um dia, mês ou ano par além da crítica do passado, de um presente mal compreendido, quando não profunda e tendenciosamente distorcido...

A TURMA DO É ISSO MESMO, A TURMA DO VALE-TUDO, A TURMA DO TUDO OU NADA, A TURMA DO EU QUE SEI, tá muito grande meu amigo e minha amiga...e não tá legal mesmo...vejo exemplos para todos os lados agora, neste momento a morte TRÁGICA, GRAVE E DOLOROSA DO SANTIAGO.

Vejo pessoas defendendo métodos violentos sob a justificativa de que a polícia é violenta e me sinto muito mal, porque os "efeitos colaterais" disso tem sido já desde o ano passado a morte de pessoas inocentes. AMARILDO (RJ), SANTIAGO (RJ), VALDINETE E MARIA APARECIDA (GO), CLEONICE (PA), DOUGLAS HENRIQUE (MG), IGOR DA SILVA (SP), MARCOS DELEFRATE (SP), DOUGLAS RODRIGUES (SP). Veja estes nomes, veja a vida destas pessoas, vejo os seus familiares e amigos e não me sinto nada bem. Meu coração anda num lamento que mistura incredulidade e revolta com a tamanha tolice e estupidez que move alguns jovens em diversas organizações sociais e políticas hoje.

E me corrói também ver que boa parte disto tudo foi despertado em sua dimensão mais positiva aqui no sul - em nossa Porto Alegre, na luta contra o aumento das passagens de ônibus e contra o corte das árvores do Gazômetro, mas que a dimensão mais violenta se apresentou também por aqui naquele episódio do TATU BOLA em que o PM Eriston Mateus de Moura Santos, 25 anos, foi ferido gravemente graças a sandice do Comando da BM naquela manifestação e também a radicalidade da reação dos jovens manifestantes.

Eu lembro com um aperto no coração a degola daquele PM Valdeci em Porto Alegre naquela manifestação do MST que foi violentamente reprimida pela BM. Porque aquilo foi um síntoma da pesada encruzilhada política e estratégica em que estávamos em agosto de 1990. Assim, como eu lembro da mortes do milhares de militantes do MST em diversos lugares do país. E defendendo a REFORMA AGRÁRIA me sinto ainda mais violentado porque tentaram usar aquele episódio para criminalizar o movimento do MST e o então prefeito Olívio Dutra. E é bom que se diga que naquela época os movimentos sociais e ainda hoje a maioria deles se recusa a usar máscaras em suas manifestações porque defendem a identidade da causa com as pessoas reais e recusam qualquer possibilidade de impessoalidade na luta política, inclusive por uma questão de classe e ideológica.

Mas as coisas estão piores do que naquela época duríssima. Porque hoje há um movimento que deliberadamente topa o confronto, aposta no confronto violento e julga que está assaltando o estado ao fazer isso. Este  è um movimento tolo e irresponsável para mim. E ele ganhou vez em seus métodos graças ao completo despreparo do Comando da Polícia Militar de São Paulo, sob a responsabilidade do governador Alckmin que lá no início de junho resolveu reprimir violentamente um grupo de manifestantes que lutavam contra o aumento das passagens e pelo PASSE LIVRE. Em sequência muitas pessoas, milhares e milhões reagiram e foram às ruas. Mas haviam organizações e interesses já preparados para isso e na minha opinião mal intencionados, porque não vejo no horizonte deles - e estou me repetindo - nada mais do que o reclame, o protesto e, também, interesses contrários a copa do mundo no Brasil e a tudo e qualquer cosia que represente o status quo no país.

Em um comentário a uma postagem eu li a pouco que o "MOVIMENTO ESTÁ EM DISPUTA", e fiquei pensando sobre isso longamente até sentar aqui para escrever.

O que está em DISPUTA É O MÉTODO DOS MOVIMENTOS, e tem vencido os métodos mais violentos simplesmente porque eles tem mais visibilidade para a mídia e a opinião pública. E eu fico triste também por isso, porque eu lembro do movimentos em que participei no porque nós nos esmerávamos em ter criatividade justamente para evitar ao máximo a violência.

Mas o que está em DISPUTA TAMBÉM É A POLÍTICA GERAL DOS MOVIMENTOS. E me parece que há um deficit político evidente ai neste cenário. E isso também me entristece e muito porque há um VALE TUDO tomando conta do esquerdismo nesse processo. E o que eu ouvi e observei na discussão dissimulada, mas que é perversamente explorada também sobre a SININHO e o Deputado Marcelo Freixo, portanto, sobre o papel do PSOL no movimento dos BLACK BLOCS também mostra isso. Eu fico muito chateado ao ver não somente o embaraço da situação mas a vinculação clara entre a violência dos militantes dos BLACK BLOCS, e ANONIMOUS, com a ação de militantes do PSOL. Eu me ressinto disto porque conheço muitos militantes do PSOL e do PSTU, do PCO e de outros partidos de esquerda ou de movimentos mais radicais ideologicamente e percebo que qualquer guinada destes para o ATIVISMO ou o LUDISMO só leva água para o moinho da ultra direita, dos facistas e dos reacionários que querem sim a qualquer preço desestabilizar o país e levar por golpe o que tem sido perdido nas urnas. Mas eu me pergunto sinceramente para onde eles pensam que estão levando o país e as massas ou seus militantes?

Onde eles querem chegar de fato e gostaria de ouvir respostas claras e não escaramouças ou qualquer tipo de papo furado sobre COPA DO MUNDO ou TRANSPORTE. Eu já enchi o saco do papo do PADRÃO FIFA, porque estou muito mais preocupado com a sustentabilidade da democracia brasileira do que com uma COPA DO MUNDO. Mas alguns que, para mim, são ingênuos ou jamais se dedicaram  arealmente estudar qualquer uma das questões objetivas sobre copa ou outras coisas, que se limitam ater opiniões e a aderirem à causas por espontaneidade pensam que vão corrigir o rumo das coisas protestando contra a copa. Ora, este objetivo é somente tático e demonstra o quanto é oportunista e casuísta este debate, porque a consequência mais almejada por eles é desestabilizar os governos. Sim, tá bom e depois vocês vão fazer o que mesmo?  Uma festa rave para comemorar as mortes? 

O QUE ESTÁ EM DISPUTA REAL TAMBÉM É UM PROJETO DE BRASIL

Eu pertenço a outra tradição política. Realizamos muitas greves gerais neste país, muitas marchas, greves de categorias sufocadas em meio a ditadura. Mas sempre tentamos e debatemos nossa estratégia que com nosso amadurecimento passou pela etapa da mobilização social e acumulação de forças para a construção de programas eleitorais e vitórias eleitorais. Nós tínhamos e temos sempre objetivos táticos e estratégicos. Discutíamos seriamente como garantir a integridade de todos os militantes e jamais colocávamos em risco deliberadamente - por nossos métodos e ações - as nossas vidas, as vidas dos militantes ou de quaisquer outros cidadãos oque inclui ai as autoridades sejam elas quais forem. Não éramos e não somos terroristas e por conta disto construímos organizações e um partido que hoje completa 34 anos, com governos, mandatos e formamos gerações e mais gerações de militantes e vamos continuar fazendo isso.


Não consigo comemorar pela profunda tristeza do que estou entendendo agora....

Nenhum comentário:

Postar um comentário