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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

LAVAGEM CEREBRAL E DOGMATISMO

Veja um bom tema para debates e para alargar a nossa compreensão e reduzir o impacto negativo desta espécie de LAVAGEM CEREBRAL feita pela mídias em geral...os efeitos manada, isso que chamam já da invenção de um conceito por dia, do novo reacionarismo discursivo...e de um esquerdismo irrefletido e irresponsável

e também do dogmatismo...

que é um elemento presente tanto nas ideologias de esquerda quanto direita...e um elemento que aprisiona as mentes em uma  redoma de crenças, convicções, opiniões e pseudo conhecimentos que são então reproduzidos como verdade, mas que não sobrevivem a um exame mais sério e mais crítico

E é um elemento que gera a resistência ao grau zero do diálogo, que é a audição ou a paciência para ouvir o que o outro expressa, afasta as pessoas umas das outras, impede o entendimento ou desentendimento com clareza e o debate honesto frente ao que é bom e conveniente. Seria tão bom se fosse possível imunizar as pessoas e nós da educação devemos ser vigilantes e muito autocríticos nisso também....porque nós cuidamos dos jovens e das crianças e nos relacionamos com adultos e devemos promover os debates sempre com mais respeito e mais racionalidade, seja para libertá-las disso, seja para viabilizar mudanças na nossa sociedade através de debates mais razoáveis e de clareza sobre as coisas. Isto esta sendo abordado também neste outro artigo da SUPERINTERESSANTE...que trata da LAVAGEM CEREBRAL.

Destaco uma passagem do texto bem precisa:

"Outro fator que Kathleen Taylor cita em seu livro é que, quanto mais redes cognitivas o cérebro de uma pessoa tiver - mais associações, ideias, opiniões, informações, experiências -, menos manipulável ela se torna. Desenvolver a criatividade, pensar sobre a vida, questionar o que é escutado e lido, aprender coisas novas, estudar as relações entre assuntos aparentemente não relacionados, tudo isso deixa o cérebro mais resistente a manipulações. Isso não significa apenas resistir a casos extremos de controle da mente mas também enxergar com senso crítico o horário eleitoral, as conversas de bar, as mensagens publicitárias e, por que não, tudo o que sai na mídia."


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