Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ECONOMIA NO BRASIL, PESSIMISMO E INVESTIMENTOS PÚBLICOS

ESTE DIAS...eu vi um cara falando meio que por impulso e com um ar meio gabola que o Brasil trocou a dívida externa por uma dívida interna, diminuindo a saída de recursos e aumentando o endividamento do estado dentro do País nos últimos dez anos. Claro que ele fez questão de nominar os presidentes Lula e Dilma no seu texto oral. Eu escutei a frase e até me afastei para não dar razão ou ter que debater ali no seco, sem mais nem menos só por debater ou contrariar. Eu não tenho estudado este dado objetivo e dei até uma bisbilhotada, mas me recusei a analisar a economia brasileira a partir disto de forma bruta e sem mais informações, porque para mim economia não se faz usando só um parâmetro ou um indicador exclusivo, ainda que muitos sabichões adoram selecionar um indicador e fundar sua crítica ou defesa a partir disso. Mas confesso que tem indicadores que me entusiasmam na economia brasileira com o PT. Não vou listar todos nem fazer uma análise profunda - até porque não é minha praia mesmo - que deveria envolver macroeconomia de forma parcimoniosa e micro-economia de forma mais analítica - como a dona do MAGAZINE LUISA fez desbancando uma banca de sabichões este dias no tal de MANHATTAN CONNECTION, GNT, que deve ter colado a s placas ou andar meio desconectado depois do laço que levaram - mas recomendo que cada um pesquise por si e analise um pouco os INVESTIMENTOS PÚBLICOS BRASILEIROS como o que temos abaixo e  os dados do BNDES de 1990 até 2011, para me dizer se o Brasil vai mal ou vai bem,s e a Dilma acerta ou erra a mão. E eu aviso os que são muito auto-suficientes em relação ao estado brasileiro que eles deveriam pensar um pouco mais sobre seus negócios sabendo relacioná-los ao investimento público e também seguir mais o dinheiro antes de falar asneiras pro ai. Não quero, nem a Dilma e nem o PT crise econômica no Brasil e te digo, temos investido muito para evitar isso. Alguns gostariam que as opções fossem menos ortodoxas ou mais, mas eu acho que está indo bem a navegação em meio a grandes tempestades econômicas e políticas que ocorrem lá fora. Enfim, eu vi alguém criticando tanto o Delfim Netto estes dias que acho que eu estou aprendendo economia bem mais mesmo do que imaginava. Para completar, só me resta a solução da dívida pública do RS pára ficar mais satisfeito, de resto bola prá frente!

TEXTO DO PERFIL DA DILMA ROUSSEFF NO FACEBOOK

INVESTIMENTOS NO PAÍS

O governo Dilma Rousseff alcançou mais um recorde histórico. Em 2013 foram investidos 113,5 bilhões de reais nas empresas estatais.

E, ao contrário do que dizem os pessimistas de plantão, os investimentos da #Petrobras estão aumentando cada vez mais, segundo o Ministério do Planejamento.

No último ano, a estatal investiu 99,2 bilhões de reais em suas atividades. O valor representa aumento de 15,4% se comparado à 2012, quando foram aplicados 85,9 bilhões de reais.

Já o Grupo #Eletrobrás, que investiu R$ 5,9 bilhões em 2012, desembolsou 7,2 bilhões de reais em 2013.

Os investimentos das estatais registraram, no total, aumento de 522% quando comparados a 2003, quando foram investidos 21,7 bilhões de reais.

Com o aumento do aporte de recursos, o Brasil mostra, mais uma vez, o sucesso dos planos de gestão adotados nas empresas do povo brasileiro na última década.



Nenhum comentário:

Postar um comentário