Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DEPOIS DA CHUVA, VIOLÃO, GUITARRA E A DESPEDIDA DE PACO DE LUCIA

Amanhece um dia nublado após muitas chuvas...e eu não tenho lembrança de ter visto uma chuva tão intensa quanto esta desta noite....mas a primeira notícia que li hoje foi do desaparecimento de PACO DE LUCIA. aos 66 anos de idade e lamento porque talvez tenha sido - na minha opinião foi - o violonista mais importante do século XX tanto por conta de popularizar o flamenco no mundo todo, quanto de estabelecer uma ponte entre o flamenco e o jazz, o flamenco e o rock...e mesmo nos aqui no sul que somos um povo bem afeiçoado aos violões e às canções e ritmos ibéricos lhe devemos muito também pois o VIOLÃO é hoje um dos instrumentos musicais mais importantes de nossa cultura também pelo status superior que ele conquistou não somente em virtude do virtuosismo e da emocionante criatividade de Paco de Lucia, mas também porque ele trouxe aos ouvidos modernos a tradição andaluz e contribuiu para que muitos se entusiasmassem neste mundo pela música e hoje a guitarra - como eles chamam o violão - anda em mais braços e mais cantos por conta do belo trabalho dele de resgate e de renovação. E eu me curvo ao seu gênio e a sua humildade impressionantes. E quem o viu carregar sua caixa com uma modéstia profissional e executar as canções que ele compôs ou resgatou há que se lembrar de sua contribuição eterna. Com John Maclaghlin e Al di Meola gravou talvez uma das canções mais entusiasmantes e emocionantes para quem gosta de música, de dedilhar um violão, uma guitarra e seguir de forma ascendente e descendente qualquer escala musical, tanto pela velocidade inaudita dos três quanto pela sonoridade e o diálogo entre eles, eu tenho a convicção de que esta composição e gravação de MEDITERRANEAM SUNDANCE é uma marcação histórica da música do seculo XX. Sem a existência, o talento, a dedicação e o trabalho de Paco de Lucia esta maravilha não seria possível. Assista, se não assistiu ainda e veja e escute por si mesmo:MEDITTERRANEAN SUNDANCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário