Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SOBRE AS OPÇÕES DE ESQUERDA NO BRASIL

A centro-direita não está no poder, ela mantém uma parcela do poder menor do que a que ela sempre possuiu nos governos do PSDB e PMDB. E não está sambando de alegria não, porque ela também conspira – mesmo estando em um condomínio e tendo muitos quadros distribuídos no serviço público em todas as esferas - para tirar o PT do poder e impede diversos avanços como A REFORMA POLÍTICA e mesmo uma nova CONSTITUINTE. 

Mas claro a centro direita, sempre quer e sempre vai querer mais e é por isso mesmo que quer rifar o PT do poder e se alia a qualquer coisa para isto, mesmo à ultra direita e ao esquerdismo. A coisa pode piorar mesmo se a extrema direita assumir o poder, o que é difícil, mas reconheço, não é impossível com o grande apoio que a classe média  ingênua e a classe média perversa ou cínica e uma fração razoável da nova juventude tem feito. Uns por ignorância e ingenuidade outros com interesse no condomínio de poder.

A questão não é querer chantagear quem é de esquerda e não se alinha ao governo Dilma, a questão é que objetivamente é a Dilma que pode barrar este avanço da direita. Ou você acredita mesmo que Marina Silva e Eduardo Campos representam a nova esquerda arejada e avançada?  

Esta posição que pede apoio a Dilma não afirma que, ou se apóia o seu governo e a reelege ou se está ajudando a direita; afirma que ou se reelege a Dilma ou não adianta apoiar o governo.

A maior política é bem, menos complicada do que isso, é bem mais simples e não adianta mesmo construir retóricas com suas estruturas dialéticas ou históricas, se na prática não apoiar a Dilma é sim consentir com a retomada da ultra direita ao poder a curtíssimo prazo e colocar no lixo todas as políticas avançadas que foram construídas com a dura oposição da direita e um apoio covarde do centro. 

Com a oposição sistemática e crítica do esquerdismo. O que a esquerda ou o esquerdismo tem a dizer sobre isto? Simplesmente que prefere jogar tudo fora e que não salva nada. Não sei onde é que encontraram que isso é ser de esquerda.

Em um processo com causalidades e determinações de médio e longo prazos cuja natureza envolve sim abrir mão ou não de políticas públicas includentes e avançadas fazer de conta que não tem, responsabilidade nisto, neste destino ou que o resultado disto é inexorável não inicia e nem se encerra em eleições, é pura vacilação e infantilismo. E não é preciso citar Trotski ou Lênin aqui para entender isto. 

Esta retórica que faz de conta que não há nada em jogo que seja muito mais importante do que a bandeira de um partido ou a febre de um militante se recusa a reconhecer a realidade e os resultados obtidos no Brasil. A última vez que isso aconteceu foi com Jango, quando a tibieza do centro e a cegueira histórica do esquerdismo e do porraloquismo levaram água para o moinho dos militares. 

Aqui quem ocupa a posição dos militares hoje são estes frágeis pré-candidatos em ponta de lança contra o PT. Eu penso hoje muito mais em governabilidade e em preservação do regime democrático e precisamos dele para alterar efetivamente a correlação de forças que vocês julgam que nunca será favorável.

Esta tua tese é que é maniqueísta: 

“Acho que boa parte da dificuldade de distinguir o que seriam as extremas esquerda e direita no Brasil contemporâneo não se deve ao objeto, mas sim a um certo tipo de observador comprometido com uma visão que tende ao maniqueísmo: A) governo Dilma - do excelente (militante sem noção) ao "melhor possível" (militante pretensamente realista ou que ainda nutre um espaço para dúvida ) *versus* B) oposição, seja qual for ou quem for - de equivocada a mal intencionada ou mesmo criminosa, ou seja, um bando de gatos pardos (e todos adversários).” 

Porque não aceitando esta distinção, ela julga que a distinção está refutada, nada mais maniqueísta do que considerar o que não gostamos como falso ou o mal simplesmente porque não gostamos. É bem fácil distinguir ambas, o problema delas é quando elas querem um único resultado que é derrotar o centro ou a esquerda (que elas também consideram centro) e se aliam. 

E eu não tenho a menor dúvida de que a parte mais prejudicada ao final será a esquerda e o próprio esquerdismo. E ninguém falou aqui de unidade na cadeia ainda, estamos falando aqui de perda de políticas de esquerda e includentes que beneficiam os debates da esquerda e do esquerdismo para os avanços.

O irônico desta história para mim é outro é que, com a derrocada internacional da esquerda partidária administradora do capitalismo sem inclusão e sem política sde esquerda ao PT que tem conseguido fazer diferente não lhe falta o esquerdismo no Brasil.

As fronteiras entre os campos serão constituídas efetivamente através de plataformas políticas claras e projetos políticos com mais nitidez, não com gritos de guerra ou o VALE TUDO que só leva água para o moinho da direita e despolitiza o processo ao não discutir os programas de inclusão e de esquerda. 

Eu ainda prefiro discutir as reformas de base, balançar estes programas sociais e reconstituir a partir disto um centro para a esquerda brasileira, no que Tarso Genro tem razão aliás em suas propostas sobre este tema Geral do Pacto das Esquerdas Brasileiras. Ma não querem discutir isto porque tem outros PLANOS. Que PLANOS SÃO ESTES?

A essência crítica da esquerda se demonstra em debates e na capacidade política de construir plataformas que unifiquem e tenham representatividade política e isto tem sido feito sim. 

Resumir isso a um "progressivismo" social-democrata é ofender o trabalho de boa parte do campo da esquerda brasileira que resistiu e se rearticulou nos últimos 50 anos. É possível sim uma nova esquerda no Brasil, o problema é que a “via da ruptura” pode sim levar para uma tragédia e eu e milhares de militantes, não queremos mesmo pagar para ver isso não, não queremos brincar nem nos aventurar nessa não, porque já vimos.

Somos alunos e herdeiros das testemunhas disto e carregamos em nossos corpos, memórias e sentimentos desta tragédia. A pior parte dos desaparecidos é não ter a voz deles para alertar aqueles que julgam que nada pode ser pior do que isso que aí está. 

E isso sim, é não perceber diferenças...o que aqui é uma irresponsabilidade histórica que só pode ser fruto de uma tremenda vaidade intelectual e de uma auto-proclamada  ideologia perfeita da esquerda brasileira. 

Nem o PT quer pensar sozinho e nem o Brasil pode ser pensado na solidão...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário