Powered By Blogger

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

POLÍTICA, TATUÍRAS E O BANQUETE

Com todo respeito àqueles que adoram ir à pia lavar as mãos e fazer de conta que não são responsáveis, simplesmente porque não assumem responsabilidades nominalmente e não se envolvem em política partidária.

Um grande amigo meu que é físico - aliás Dr. em física teórica - me deu um exemplo ótimo uma vez. Falou das tatuíras na beira do mar que ficam ali ao sabor da maré das ondas, enfiadas em seus buraquinhos, naquela vidinha, dentro de uma rotina mínima e pouco singular. E disse que isso parecia a perspectiva política de alguns que preferem viver ocupados com seus pequenos afazeres e interesses e não assumir nada. Fazendo discursinho cético ou dizendo que perdeu a esperança quando na real nunca se dedicou a construir ela efetivamente e comprometidamente. Ficam ali até que uma onda vem e acaba com tudo que antes havia.

Não creio que somos todos nós portadores de uma visão superior aos demais, mas infelizmente noto que alguns ficam presos a sua pequena agendinha e suas grandes vaidades infalíveis...conceitualmente há muita coerência nisso e é uma maravilha ver os intocáveis, os impolutos e os que nunca cometeram erros cantando como a cigarra enquanto a formiga trabalha.

O único problema é que vida prática não se resume a ter opinião, cuidar do local e somente de seus próprios interesses e não se envolver com todo o resto. Ela envolve sim se envolver com todo o resto, e mesmo aqueles que ficam no local ou no âmbito exclusivamente pessoal fazendo discurso, ou reproduzindo discurso sem reflexão, reclamando e criticando estão também comprometidos com os resultados gerais, cantem eles a música que quiserem, também são responsáveis pelos resultados globais.

A coisa, enfim, mais assustadora que eu li em teoria política dizia que o que está em jogo na política não são ideias, nem princípios, ainda que alguns pensem e passem o tempo todo tratando disso como se estivessem a fazer política, mas é a vida, e que quem não percebe isso faz mal à vida dos demais.


E isso não é uma CHANTAGEM é somente passar a conta para quem pediu o BANQUETE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário