Powered By Blogger

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

PORQUE DEVES ENFRENTAR TEUS ADVERSÁRIOS?: PARA CUMPRIR SUA NATUREZA

"... Por sua natureza, você terá que se ocupar na luta." BAGHAVAD-GITA, verso 59 (trecho final). Ou isso, ou direção errada!

Citado e brevemente comentado pelo amigo Julio Dorneles e me lembrou desta passagem como que num instantâneo.

E me veio à cabeça minha leitura disto lá em 1989. Segundo semestre de curso.

Esta expressão surge num contexto bem específico. E esta é a resposta de porque ele deve sacrificar seus adversários sem temor e sem mágoas...só que os adversários dele na batalha que se aproxima são seus parentes.

No meu trabalho de filosofia oriental que era sobre esta passagem eu tentei ver qual o critério de decisão ai posto. Isso foi lá em 1989 e confesso que tenho poucas lembranças nítidas. Só sei que viajei um bocado nisto e depois que entreguei ao professor Mário Freiberger, me arrependi porque queria ter feito um certo reparo e queria ter ficado com uma cópia também.

No caso, o Principe Arjuna com dó dos seus semelhantes se lamentava doq eu se aproximava...dai que Khrishna aplica esta da natureza nele...ou melhor argumenta que ele precisa cumprir seu Karma, em outra palavra, para que o Dharma de todos seja possível. Este é para mim um argumento clássico a favor da luta...Te faz compreender teu papel no mundo e na história pela realização de um determinada natureza. Eu creio que isto é uma pré-condição para os heróis e todos aqueles que fazem algum tipo de sacrifício em prol de um coletivo. Uma espécie de aceitação do destino e da sua natureza que irá se realizar plenamente nele.

Você não pode matar o próximo no campo de batalha, você deve cumprir sua natureza para manter tudo em equilíbrio...então...

Foi que legal que o amigo e professor de história e teólogo luterano tenha postado  isso também porque reconheci na hora e porque, além disso, ante-ontem assisti pela enésima vez O Último Samurai e me lembrei muito disso tudo. Desta trama entre natureza, graça, honra e destino de um homem. O samurai sabe que vai realizar o seu destino e é educado desta forma para que sua natureza seja enaltecida e aperfeiçoada de tal modo que seu final será de muita honra em um campo de batalha. É.deste tipo de ETHOS e Honra que se nutria para mim também os espartanos, no que o filme 300 dá só uma palha disso, num dos episódios históricos mais conhecidos.

Ainda vou reconstruir um dia meu primeiro ensaio sobre o Bhagavadad. Eu havia escolhido este texto porque - para mim  - era muito importante o sentido e a força daquilo que eu lia. Naquela época e mesmo antes eu nutroa uma forte simpatia e admiração pelos Hare Krishnas. E após conviver com eles e respeitá-los e cantar com eles o hare krishna, como o Beatle George Harrison cantou com muita devoção,  me dei por conta da importância desta cultura e tradição, tanto num sentido espiritual quanto histórico...


Terminando este belo ano com esta rica lembrança do coração e da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário