Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

KIERKEGAARD – Compreender a vida olhando para trás

"É perfeitamente verdade, como dizem os filósofos, que a vida tem de ser compreendida olhando-se para trás. Mas eles esquecem a outra proposição, de que a vida tem de ser vivida olhando-se para frente. E se pensarmos com cuidado sobre isso ficará mais e mais evidente que a vida não pode nunca ser realmente compreendida no tempo, pois não há um momento particular em que eu possa encontrar o necessário repouso a partir do qual possa compreendê-la -- olhando para trás."

Kierkegaard, Diário 1843.


Quando eu leio coisas assim, deste tipo e descubro que elas estão em diários me dou conta de que algumas das nossas melhores ideias nos surgem em momentos de muita tranquilidade e são depositadas em lugares outros do que nossos livros, artigos e etc. Isso mostra o quanto escrever e pensar, dizer e dialogar é e continua sendo mais importante para nós do que termos a preocupação de publicar, ainda que seja necessário isto para, nos dias de hoje, justificar nossos salários, lições e etc. Os diários de praticamente todos os filósofos são preciosos porque as vezes é justamente neles "que eu posso encontrar o repouso em que eu possa compreender a vida e o tempo que passou".


Valeu Renatão querido!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário