Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O TOURO NA CAVERNA

TAURUS




Este é um close pequeno e diminuto em uma obra de xilogravura maravilhosa. È só uma das várias figuras que foram postas pelo seu autor ou autora em uma xilogravura que deve possuir irmãos e irmãs por ai neste grande mundão veio. É uma obra que nestes dias de Outubro Rosa estava no mural da Escola Olindo Flores onde leciono cuja proprietária, colega e amiga Ana Carolina Ferreira (Nina), me deu de presente porque era seu e porque viu que eu fiquei bem admirado...eu fiquei apaixonado na hora pela peça e creio ter muito mais valor do que parece à primeira vista, pois reúne uma miscelânea de técnicas e traços diferentes, aparentemente sem pé nem cabeça, mas que me mostraram alguém de uma intensa criatividade, profunda composição e grande liberdade formal. Comparei ela com várias formas de arte. Da pintura nas cavernas, aos riscos e desenhos em branco em outros sítios históricos brasileiros, das linhas de um impressionismo ou também expressionismo, um primitivismo de Picasso passando pelos grafittis de Basquiat, para ficar apenas naquilo que me veio à cabeça. E me lembrou o Luis Brasil também. Posto aqui em homenagem a todos os meus amigos que gostam de arte, pintura, música, dança, escultura, arquitetura e pensamentos...aos meus amigos e filósofos, educadores e mestres que vislumbram na educação dos sentidos uma forma de quanto aos animais que um dia seja somente uma pintura na caverna a nos lembrar quem somos...e quem não somos, mesmo ousando tentar ser outras coisas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário