Powered By Blogger

sábado, 14 de setembro de 2013

OCUPAÇÃO, AMOR E ESPERANÇA: A FELICIDADE EM ARISTÓTELES

"Felicidade é ter algo para fazer, ter algo para amar e ter o que esperar."


Aristóteles


Só para constar..este texto é, por enquanto considerado por mim, como atribuído a Aristóteles, porque até agora não encontrei a fonte segura ou uma referência sólida ao local ou passagem e de qual obra de Aristóteles ele é tirado...anoto isto porque se alguém encontrar me avise, ficarei grato e poderei avançar na interpretação do coração desta expressão que é o amor...o que implica em que precisamos fazer algo amando o que se faz e que precisamos também esperar algo da mesma forma...o amor ou o bem é uma forma ai de ser também...

Escrevendo sobre a felicidade em Aristóteles, sua relação com a sabedoria...e aquela frase que lhe é geralmente atribuída da qual não encontrei ainda fonte originária sobre o ter algo para fazer, ter algo para amar (ou ter um amor) e o ter algo que esperar...e lembrando da virtude cardinal e também de como somente a felicidade e a sabedoria são procuradas tendo em vista elas mesmas...e aguardando a chuva, pensando no que tenho em meu coração e exatamente em que estou me ocupando agora...

obs.: no meu caso a questão não é plagiar e saber a fonte exata da citação ou da expressão atribuída  a Aristóteles em virtude de que ela traz em si - ao meu ver - certa torção da doutrina que muito me interessa. Na minha avaliação se a teoria ética de Aristóteles já era interessante, com este "brocardo" ela me permite explorar algo que eu creio ser mais interessante ainda em aplicação, ensinamento e outras virtualidades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário