Powered By Blogger

sábado, 14 de setembro de 2013

CHINA PRESENTE!!! LUIZ GUSHIKEN


Gushiken morreu lutando contra um câncer de intestino sem ter devida e justamente reparada sua honra e sua inocência por nenhum dos orgãos de comunicação que o indiciaram, condenaram e puniram. E eu digo isto por duas razões porque ele tinha honra e também porque esta honra era reconhecida por todo que o conheciam e que lhe eram próximos e é uma grande injustiça fazer isto com uma pessoa desta estirpe.

Talvez seja o primeiro trostkista - sempre vou considerá-lo com o tal - liquidado pela mídia brasileira e por um judiciário que tardiamente foi capaz de inocentá-lo de falsas acusações e uma cabala que teve tudo haver sim com uma tentativa de embretar o governo Lula por uma grande mafia de interesses, malversações, guerra suja política e tráfico de influências cujo codinome é DD.

Ele morre, mas eu vou me lembrar de muitas coisas dele, mas guardar duas marcas dele: a forma rigorosa como ele se expressava e a sua elegância argumentativa. 

Sempre vou me lembrar de uma frase que ouvia sobre o Gushiken em 1980 ou 1981, creio que na época corria dentro da LIbelú: O CHINA É FODA!!!

Uma vez eu fiquei sabendo que quem dizia isso era o Lula. E que se podia dizer isso quando o Gushiken destruia a argumentação de alguém, mas talvez isto seja somente uma lenda ou uma distorção de algum informe, relato, cochicho ou confidência de bastidores. Mas o fato é que ele era muito reverenciado e citado entre alguns trotskistas e muitos militantes do PT.

E também porque para alguns ele se aproximava demais de uma linha de fronteira imaginária entre as concepções de luta e estratégias de luta dos Trotskistas de então e um grande bloco de sindicalistas, movimentos religiosos e o que mais você puder imaginar que não professava nenhuma ideia marxista, leninista ou trotskista e que veio a acabar fundando o PT. Sim, o China era uma espécie de ponte entre os Marxistas e aquele monte de gente que queria construir um partido dos trabalhadores entre os quais se destacava o Lula.  

Fico curioso em ver agora alguns detalhes de atenção para os diálogos e debates que vão vir à tona agora em sua honra e memória, porque ele incidia sim muito fortemente como uma espécie de elo de ligação e intermediário entre estas duas alas que queriam uma a revolução e a outra mais o poder para a mudança no PT.

Reza a lenda que ele fazia picadinho - com muita elegância - de quem dizia merda ou bobagens e eu acho que isto faz muita falta entre todos nós hoje ainda. Alguém que liquide certos argumentos para que não prosperem e gerem filhos inúteis.

Porque alguns camaradas não conquistaram a liberdade de expressão, mas sim um direito maluco de dizer merda, sem reflexão e sem responsabilidade...

E quero dizer também com isto que foi uma barbaridade o que foi feito com este homem.

E que só isso é um bom motivo para se pensar em regulação sim dos meios de comunicação no Brasil - o que não é censura, mas sim um mecanismo de colocar a s coisas em equilíbrio e se fazer reparos aos danos indevidos que a imprensa comete com excessiva facilidade e irresponsabilidade - em algumas vezes por conta exclusiva de interesses escusos.

E também que há que se punir sim e regular melhor, com limites claros e muito nítidos certos poderes para que não perpetrem violência e mal sobre um inocente.

Gushiken por incrível que pareça foi vitima de um arbítrio e de uma campanha de difamação, logo ele, logo ele...

Mas partiu como um sábio samurai, com uma resignação e uma grandeza que só os grandes homens possuem.

O Brasil precisa crescer mais, mudar mais e acabar sim com a miséria ainda e este homem deu sua vida a esta causa, com muita honra.

CHINA PRESENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário