Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

VERITAS TEMPORIS FILIA - UMA DAS MINHAS DIVISAS PREFERIDAS

VERITAS TEMPORIS FILIA

A primeira tradução que conheci foi:  a verdade é filha do tempo.

E é a epigrafe que escolhi para o meu trabalho de graduação em 1993. O significado é que para mim só com o tempo eu saberia o valor do que escrevera. Bem, descobri agora que o valor é praticamente escolar e curricular.

Agora investigando com os recursos que temos com a Internet, Google e Sites vejo que a expressão original era: Veritas temporis filia, non autoritatis.

Alguns dizem que é a frase proferida por Galileu Galilei diante do tribunal da inquisição. E você deve saber que tratava-se ali exatamente disto de um confronto entre a autoridade da Igreja e a Verdade descoberta pela ciência naquela quadra da história.

Quando a usei não sabia e não usei com o complemento: E NÃO DA AUTORIDADE.

Tinha escolhido ela em um manual de latin na época.

Mas gosto muito dela sempre e desde então tenho ela em mente em várias circunstâncias em que é preciso aquela paciência histórica e também uma certa percepção de que os brados de autoridade que hoje quase nos ensurdecem amanhã podem não fazer sentido algum.

E sim, bem isso com o tempo a verdade é descoberta, é revelada e muitas vezes contra a autoridade de então. Esta expressão vale assim também para que aqueles que tem autoridade em determinada circunstância se acautelem no que toca a suas crenças e suas interpretações dos fatos.

Citei ela originalmente como pertencendo a AULIO GELIO. Um romano que foi educado em Atenas e que viveu entre 125 e 180 d.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário