Powered By Blogger

terça-feira, 6 de agosto de 2013

SOBRE PENSANDO EM ON THE ROAD - ESCLARECIMENTO PARA UM CARA LEGAL

ESCLARECIMENTO PARA UM CARA LEGAL – este texto foi feito pensando em On the Road, de Jack Kerouac, e na minha vida desde que eu li ele. Aquilo não é nenhuma citação. Escrevi pensando no livro que eu li no final dos anos 80 e na minha vida de lá para cá. Agora reencontrei ele em sua VERSÃO ORIGINAL. O livro é este uma coisa só. Tinha lido um texto, ou melhor, ele, numa versão super editada e limpa. E a diferença é cataclísmica para mim. A versão original é mais na veia, mais poderosa, mais radical do que a versão editada e bem comportada por assim dizer. É uma obra em estado bruto. E em estado bruto aparecem as idéias choque que tem muito mais que ver com minha vida do que com o livro que um dia eu li. Na verdade este texto é constituído de muitas coisas pessoais. Elas são quase confissões, e também tem testemunhos de muitos diálogos que aconteceram e que nunca aconteceram e que me intrigam. Diálogos com meu irmão, meu pai, amigos que já se foram e amigos que estão ai. Escrevi estas idéias conversando com um aluno sobre a liberdade em primeiro lugar. A primeira diferença são as pequenas liberdades e a grande liberdade. Fiz pensando muito no nosso impulso romântico e adolescente para ser livre, para se aventurar. Nossas paixões de adolescentes e a vontade de impor nossa liberdade contra as regras do mundo. E estas passagens também falam de muitas outras pessoas. De certa forma de todas as pessoas do mundo que eu conheço. Se quiseres citar eu sugiro que cite inteiro porque é uma espécie de relatório geral da minha liberdade, do amor e da coragem. E envolve também um certo amor ao próximo. Assim, nada deve ser entendido em separado. Em resumo, parece falar mais de mim e da minha ou nossa vida do que de um livro qualquer. Para mim muitas de minhas experiências e decisões sobre a liberdade e aquelas que nem tomei direito ainda estão ai. Para não deixar barato vou citar também outra obra fundamental nisto tudo: O Apanhador no Campo de Centeio de J. D. Salinger. É bem atual para mim tudo que li nestes livros - e em outros que não cito aqui - quando era apenas um adolescente, porque afetaram muitas decisões na minha vida. Mas, enfim, as idéias devem rolar. Deixa as idéias rolarem à vontade. O resultado final é mesmo indeterminado. Depois disso recomendo uma leitura dos poemas suaves de Vladimir Maiakovski para relaxar. Bonsoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário