Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SOBRE O PERFIL DOS JOVENS E A CRISE NA SOCIEDADE

Tenho respeito pelo Adroaldo que postou este tema sobre os jovens atuais. E ele não me entendeu como um provocador ou tentando ofender ou atacar o governo do qual faz parte. Ele trouxe à baila um tema realmente importante para mim. Tenho me ocupado bastante come este desafio de compreender os jovens e o perfil deles atual. Tenho pensado muito sobre isto, por ser professor e por ser militante político desde muito jovem. 

Eu recomendaria mais prudência na caracterização do perfil dos jovens atuais. E digo isto porque converso e sou professor de muitos jovens desde 1995. De certa forma esta nova geração que eu caracterizaria como a geração que conquistou, obteve e que usufrui das melhores condições de vida da história do Brasil tem percepções e perspectivas diferentes das nossas. E ela mesma não se compreende tanto assim. Estes dias mesmo em dia´logo com  representantes adaptados no sistema dela eu disse para eles irem com calma na auto-caracterização porque o fenômeno não é tão fácil de ser caracterizado assim.

Penso que temos que ter muito cuidado nisto porque desta caraterização e da qualidade dela vai depender nossa capacidade de diálogo e também de apoio a eles. Eles precisam da nossa compreensão. A Ana tem toda razão a crise não está nos jovens está em nossas gerações. Eu fico muito aborrecido quando vejo os adultos - o que inclui as autoridades locais - metendo os pés pelas mãos com eles sem nenhuma capacidade de diálogo ou de compreensão. Isto é um signo do despreparo e da desqualificação deles. O escândalo ocorrido nos saguão da prefeitura nova deveria levar os adultos e os governantes a refletirem mais sobre si mesmos do que sobre os jovens. E o que ocorreu? O contrário. 

Os adultos se acham providos de certezas e de métodos. Mas bem vistas as coisas os métodos e as certezas não existem. São velhos métodos e só insegurança moral e cultural. E não são só os pais os responsáveis. A sociedade inteira é individualista e indiferente aos jovens. A crítica deveria ser precedida de um espelho sobre a vida que os cidadãos, empresários e as pessoas em geral tem levado amigo. O que inclui ai a responsabilidade política também.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário