Powered By Blogger

terça-feira, 27 de agosto de 2013

SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES HOJE


BOM DIA - sou professor estadual fazem 16 anos...

Participei de todas as greves e paralisações. 

Fui Representante de Escola, Conselheiro 1/1000 eleito duas vezes pela base da categoria na região do vale dos sinos para representar os educadores do 14o. Núcleo do Sindicato, e me sinto sempre um sindicalista e não me autorizo a ter conduta contrária às deliberações de assembléia da minha categoria. 

Tudo que os professores estaduais obtiveram foi conquistado com luta, com greve, com paralisação e mesmo com pressão aos governos. Não é verdade o que alguns desinformados ou desatentos dizem de que os professores fazem greve e são sempre derrotados. Quem fala isso não tem noção do que foi conquistado nos governos de Olívio Dutra e mesmo agora com Tarso Genro - e a gente quer mais - e as maldades que foram enfrentadas nos governos de Yeda Crusius e Antonio Britto. O Rigotto nos obrigou a lutar, mas no fundo pouca diferença fez tanto pelo sim como pelo não. A não ser que foram governos de atraso na educação.

Não é muito difícil para um professor verificar o que digo basta fazer uma planilha da evolução dos seus salários no seu próprio contra-cheque. Agora nossa luta é pelo PISO SALARIAL com a MANUTENÇÃO DO NOSSO PLANO DE CARREIRA e vamos conseguir isto. Nenhuma ameça ou terrorismo vais nos impedir de lutar por isto.

Não creio que a nossa prioridade seja o tema do POLITÉCNICO porque as posições contra ele são mais devidas a falta de método, de negociação e de compreensão da educação estadual por parte dos gestores e também, fruto de uma grande resistência a mudança que não foi trabalhada adequadamente por quem pretende liderar a educação estadual.

Sim porque na minha opinião, ao aceitar o cargo de Secretário de Educação ou Secretária de Educação, você não aceita um cargo de gerência técnica ou um prêmio de consagração de sua carreira: você está aceitando a tarefa de liderar de forma democrática e com autoridade política a gestão na educação. Por melhores que sejam tuas razões ou teus conceitos deves ser capaz de argumentar racionalmente e dialogadamente com os educadores. Ser governador ou ser secretário não é - como alguns pensam ou pensaram por ai - ganhar carta branca do povo para fazer o que quiser, como quiser, quando quiser e como entender.

A clareza no conceito te obriga na democracia a ter clareza nos métodos e a respeitar e dialogar com aqueles que pensam diferente. E não tem sido assim não...nem em relação aos educadores, nem em relação às equipes das coordenadorias e aos diretores de escola. É uma pena ter que dizer isto - assim desta forma. Milito na política desde aproximadamente 1977. Vi muitas lideranças surgirem. Ajudei a construí-las. Me orgulho de muitos e muitos. Conseguimos enfrentar com menos força, menos tecnologia, menos conhecimento e menos recursos adversários duríssimos juntos. Realizamos movimento estudantil. Construímos um partido. Fomos derrotados em muitas eleições. Vencemos algumas e também fomos derrotados internamente muitas vezes e assimilamos as derrotas das nossas ideias na perspectiva de que uma mudança vai acontecer e que isso que agora queremos, será possível ali adiante. Ajudamos a construir uma CONSTITUIÇÃO. Defendemos a UNIVERSIDADE PÚBLICA, defendemos MAIS VERBAS PARA A PESQUISA, defendemos A CRIAÇÃO DE MAIS ESCOLAS TÉCNICAS, defendemos que a EDUCAÇÃO BRASILEIRA RECEBA MAIS RECURSOS e tudo isso hoje é fato meu camarada, mas precisamos resolver este método para a DEMOCRACIA AVANÇAR. Precisamos sim de uma REFORMA POLÍTICA. E na minha opinião ela também deve acontecer dentro do meu partido e de muitos partidos e para mim isto esta bem longe de burocratização, cristalização ou vacas sagradas e e bois bentos.

Eu não sou dado a ter medo de futuro ou de política alguma e não admito que se raciocine assim. Porque as maiores derrotas que assisti foram frutos do medo e da conveniência. As coisas podem ficar piores sim. As coisas sempre podem, ficar piores. Eu sei. Mas nós também podemos ficar piores e enfrentar à altura tudo que vier pela frente.

Eu estou em greve e já avisei e vou avisando a todos os meus alunos disso.

Peço que eles não vão para a escola para a poiarem os professores que lutam e ajudem os que tem dificuldades a fazê-lo também de alguma forma....a greve é ABSOLUTAMENTE legítima....foi tirada em assembléia...e ninguém precisa ter medo de nada...

Enfim, qual é a parte de NOS AJUDE nesta luta QUE VOCÊ NÃO ESTÁ ENTENDENDO?

um abração e boa luta a todos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário