Powered By Blogger

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A CRIAÇÃO DO MUNDO, LEIBNIZ E O MELHOR DOS MUNDOS POSSÍVEIS: PEQUENA NOTA



Uma pergunta interessante em seus desdobramentos negativos e afirmativos foi feita por uma aluno na sexta-feira relativa à criação no Gênesis: é possível que este seja o melhor dos mundos possíveis como diz Leibniz, mas também é provável que este foi o primeiro mundo que Deus fez, haja visto que ele viu a cada dia que estava bom o que ia fazendo e que, portanto, jamais havia feito um mundo antes desta?




Não temos co mo responder a isto, pois o "e viu Deus que estava bom" pode valer tanto para esta como para outras obras de seu engenho.

Mesmo que admitamos que tenha julgado esta obra melhor que as outras, também podemos pensar que sempre fez tudo assim com uma máxima perfeição e uma máxima dedicação de sua inteligência e e força. 

- Pensando bem, é possível que tenha feito outros mundos, mas que este em especial lhe agradava. 

Por outro lado, se intuirmos um pouco sobre a infinitude e a perspectiva eterna de Deus, sua omnisciência e omnipotência é possível pensamos que com a máxima força e o máximo entendimento ele compreenda a cada dia que tudo estava bom e que tudo seria temporalmente bom até o final dos tempos. 

Porquanto, imaginamos que o alcance dos juízos divinos deve ser maior que o nosso e que sua inteligência compreende melhor aquilo que todos nós entendemos parcialmente e finitamente.

Em todo caso, desconfio muito que ele viu que estava bom em pleno alcance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário