Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de julho de 2013

TLÖN E A MATEMÁTICA: REFERÊNCIA PARA UM LIVRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

"O contato e o hábito de Tlön desintegraram este mundo. Encantada com seu rigor, a humanidade esquece e torna a esquecer que é um rigor de enxadristas, não de anjos. Já penetrou nas escolas o [conjectural] "idioma primitivo" de Tlön;o estudo de sua história harmoniosa (e cheia de episódios comoventes) já obliterou o que presidiu minha infância; nas memórias um passado fictício ocupa o lugar de outro, do qual nada sabemos com certeza - nem mesmo que é falso. Foram reformadas a numismática, a farmacologia e a arqueologia. Entendo que a biologia e a matemática aguardam também seu avatar." 

("Tlön, Uqbar e Orbis Tertius", Ficções, Jorge Luis Borges) 

Esta é a Epígrafe bem escolhida que é citada em ROQUE, Tatiana. História da Matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012, p. 11. 

Não posso deixar de dizer que bato rebato neste tema da importância de ensinarmos a matemática e quiçá outras disciplinas com uma boa base de história delas e do longo processo de busca de soluções formais ou discursivas para uma coleção de problemas ou um conjunto de hipóteses. Fico feliz de encontrar esta obra que segundo seu Prefácio é "o primeiro livro de história geral da matemática propriamente brasileiro e resultado de pesquisa original" que também supera "padrões atualmente considerados ultrapassados pela historiografia." 

Superar os efeitos deste personagem magnífico e terrível batizado de Tlön deve ser bem importante sempre...

Vamos lá então...eu amo a matemática....

Nenhum comentário:

Postar um comentário