Powered By Blogger

domingo, 28 de julho de 2013

HUMANIDADE E JOSÉ GENOÍNO

O filósofo Renato Janine Ribeiro postou em seu perfil que excluiu uma criatura que postou algo contra a saúde de José Genoíno assim: “Acabo de desfazer a amizade com um ser que se diz psicanalista lacaniana, que celebra Nise da Silveira por se recusar a dar choques elétricos - e torce pela morte de José Genoíno. Há valores humanos que para mim estão acima de tudo. Profundo desprezo.”

Eu comentei que era uma contradição, pois a pessoa conseguia discutir, punir e culpar, condenar, julgar o erro, o pecado e ao mesmo tempo defender anti-psiquiatria, Nise da Silveira e Lacan, na mais plena e nefasta contradição. Contra as idéias de Lacan de Nise da Silveira e de qualquer um que pensa sobre a psicanálise por um impulso minimamente humanista ou libertário. Ela não dá significado as suas proposições ou não vê significado em proposição alguma?

E deve ser uma pessoa que ainda não sabe a diferença entre informação e conhecimento. Afora a desumanidade. Confesso que, ao ver o destino trágico que os covardes tentam dar a um cara como José Genoíno, tenho pensado muito em porque é que eu meti o bedelho na política, e como posso continuar envolvido com ela, apesar de tudo e ainda continuar arriscando o couro a cair nas mãos da canalha e dos mentirosos.

Mas isto para mim virou também uma questão socrática, a saber, a reflexão te obriga, te impõe um dever de lutar contra, denunciar e arriscar-se contra o mal dominante e esta forma suja como a elite julga, condena e pune, por opção ideológica. E eu também estou excluindo pessoas assim da minha lista e tenho ganhado muito com isto. Porque dói ler as bobagens irrefletidas que são reproduzidas aqui e ali por pessoas que não vão ler os autos do processo 470, em que é julgado o batizado crime do mensalão, pessoas que não sabem o significado da tipificação que incriminou José Genoíno. Você que está me lendo até agora procurando defeitos no meu raciocínio ou quem sabe pensando em como me agredir sem argumentos com sua postagem, sabe o que significa?

São pessoas que, no fundo, nem querem saber, mas querem apenas se protegerem contra os petistas com o manto do combate a corrupção, haja visto que não conseguem vencer os petistas na urnas e nos processos democráticos, mesmo possuindo mais recursos para as suas campanhas e também o apoio quase unânime e integral das setes famílias que dominam os meios de comunicação de massa no Brasil.

A parte mais nojenta desta simpatia mal disfarçada é que estas pessoas – para exemplificar a brutalidade disto – não sabem e nem querem saber nada sobre o Escândalo da Dívida de Impostos da Rede Globo, o Escândalo do desvio de Recursos do Metrô de São Paulo pelos Governos de 20 anos do PSDB, os diversos Escândalos que se escondem sob a Passagem de Aécio Neves no Governo de Minas Gerais, os agora conhecidos “desvios” do Dr. Joaquim Barbosa e muito mais.

Pois eu também estou começando a excluir eles da minha lista de amigos e amigas virtuais. Porque não tenho necessidade nenhuma de receber no meu feed de notícias de mais informações ruins, posições desinformadas ou a falta de posição sobre coisas que também são importantes para o nosso país. E com certeza o Renato tem razão: tudo isso só leva a uma atraso da humanidade e a um desrespeito pela humanidade que também habita nos outros, sejam eles iguais ou diferentes de você.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário