Powered By Blogger

domingo, 28 de julho de 2013

FROST/NIXON: um pequeno texto sobre cinena

Fazer uma resenha de um filme um ano depois dele ter sido amplamente comentado é razoavelmente confortável. Pois você só precisa pesquisar um pouco as milhares de resenhas realizadas e ver o que fica bem ressaltado nelas, o que ficou vago e o que ficou intocado do MOVIE nestas resenhas.

Também é possível laborar sobre aquilo que foi mau tocada ou tratado. Digo aqui tocar porque é para mim um pouco disto mesmo uma questão de sensibilidade, de percepção e de contato com o filme. Você olha um filme e é tocado por ele, por suas imagens, seus sons, pelo que é dito e não dito nele também.

Um filme, neste sentido, é como uma música. Entremeado por silêncios e pausas a trama se desenvolve o enredo se desdobra e o roteiro transcorre. Ele é, assim, como um discurso musical com imagens, sons e palavras. Assim ele também possui uma camada superficial que é aquela que observamos no imediato, na primeira vista e uma camada profunda que traz consigo algo maior do que vemos de relance ou na passagem. Toda ação de um filme se exibe num sentido ou num meio sentido. assim decifrar um filme com suas qualidades é um bom desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário