Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de junho de 2013

TRANSPORTE TRANSVERSAL DA ZONA NORTE EM SÃO LEOPOLDO - ESCOLA OLINDO FLORES DA SILVA

Não quero rebaixar nenhum pouco  a pauta NACIONAL do PASSE LIVRE do movimento nacional, e da reforma urbana, mas tenho um problema de transporte urbano localizado e importante que eu creio que deveria ser levantado também aqui em São Leopoldo na Manifestação dos jovens e cidadãos da próxima quinta-feira. A escola estadual onde trabalho e leciono, por exemplo, E.E.E.M. Olindo Flores da Silva tem lutado a mais de 4 anos para conseguir resolver a questão das linhas de transporte entre os bairros da Zona Norte de São Leopoldo e não tem conseguido. E creio que o apoio dos jovens da cidade para esta causa já é um bom começo e é uma luta real aqui.

Mesmo com a mudança da concessionária que agora é um consórcio (BEM) das 4 empresas que antes prestavam o serviço por setores e zoneamento na cidade, muitos alunos não conseguem chegar na escola e se deslocam de bairros da ZONA NORTE para o centro da cidade. E isso, para exemplificar, faz com que a nossa escola que se encontra em um perímetro de menos de 4 km na ZONA NORTE seja a última alternativa de matrícula dos jovens da região que seguem para as escolas no centro da cidade ou até mesmo em bairros – tipo o Cristo Rei que dista a mais de 7 km daqui.  E mais, os alunos da escola tem lutado junto com os professores e professoras contra isto e toda vez que se trata disto a única questão posta na mesa é o cálculo de resultado financeiro da Empresa.

Ou seja, o problema não é mais mesmo nem a competição entre as empresas que antes tinham suas áreas de abrangência preferenciais. Ao mesmo tempo, já está na hora de termos algumas linhas transversais aqui na região, haja visto que e a estação Rio dos Sinos da Trensurb foi aberta e está em pleno funcionamento.

Os bairros da nossa cidade que requerem linhas com mais transversalidades são todos da ZONA NORTE e eu não creio que é inviável se replanejar as linhas, inclusive, para desafogar mais o trânsito da região e os deslocamentos entre o centro e os bairros da cidade.

A escola Olindo Flores tem espaço ocioso e pode muito bem atender mais uns 500 alunos da região. Mas tem enfrentado evasão e abandono de alunos, em virtude da falta de transporte e da falta de segurança nas idas e vindas dos alunos para a escola e para casa.

Este é somente um exemplo de que o tema do TRANSPORTE URBANO é carente também aqui em São Leopoldo.  Este exemplo serve também para que a partir dele e de sua conexão com a discussão geral se atente mais para este tema específico, sem subestimá-lo ou diminuí-lo.

Mas eu não sou nem pessimista nem otimista em relação a isso tudo. Creio sim que há solução e que este movimento do PASSE LIVRE pode ajudar aqueles que são muito espertos para algumas coisas e extremamente tolos, burros e ignorantes para outras (os bipolares cognitivos), para que eles se voltem pela força da pressão social e da mobilização e se debrucem sobre isto com soluções  mais racionais e objetivas. Porque as soluções que são dadas hoje só olham para a dimensão do mercado e não tanto para o interesse público. Então vamos lá pessoal, quinta feira no ato público pedir linhas de ônibus transversais para os alunos e a ZONA NORTE de SÃO LEOPOLDO!


BOA LUTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário