Powered By Blogger

sábado, 22 de junho de 2013

SOBRE MINHA POSIÇÃO POLÍTICA COMO MILITANTE DO PARTIDO DOS TRABALHADORES - PEQUENA RESPOSTA NUM LONGO E PERMANENTE DIÁLOGO

SOBRE MINHA POSIÇÃO POLÍTICA COMO MILITANTE DO PARTIDO DOS TRABALHADORES - PEQUENA RESPOSTA NUM LONGO E PERMANENTE DIÁLOGO

Eu construí sim com muitos amigos e companheiros e companheiras um partido para lutar pela causa do povo, pela causa dos trabalhadores.

E isto começou para mim lendo um texto chamado o MANIFESTO COMUNISTA cuja exemplar era mimeografado e passado de mão em mão quase que sigilosamente no final dos anos 70. Eu continuo querendo ver os trabalhadores unidos. E continuo com muita tranquilidade confraternizando com os meus colegas trabalhadores, educadores e cidadãos. E a tradução brasileira disto para mim é um ideal sim. Aprendi que para fazer a grande política é preciso sim GOSTAR DE GENTE e confesso com muito orgulho que continuo me alegrando com as pessoas e que continuo andando ao lado de pessoas que são assim. Não cultivo ódios, nem invejas, muito menos faço do meu trabalho e da minha luta uma disputa mortal - tudo ou nada ou em que vale tudo - para mim não vale tudo não. 

Nesta educação política aprendi a carregar uma definição dura e rigorosa do que devo combater. O que é em meu conceito objetivo de luta desde então A EMANCIPAÇÃO DA EXPLORAÇÃO E DA DOMINAÇÃO.

E enquanto eu souber que este meu partido corresponde a isto, tem programa, faz gestão e constrói o tipo de política que eu entendo ser necessária, ele continuará sendo meu único partido como tem sido nestes 33 anos, ou mais. Este é o partido com o qual eu consigo me identificar e construir a política. É através do meu trabalho e organização com outros militantes neste partido através de debates, elaborações e ações coletivas que me sinto contribuindo para a sociedade em que vivo. Já escrevi propostas e programas e já vi muita coisa que foi escrita por nós com muito esforço de pensamento e discussão ser realizada. Sei que isto continua sendo feito e continuará sendo feito pelo bem do Brasil e do povo brasileiro.

Assim, creio que devo ser respeitado e reconhecido no meu direito de dizer que ficarei nele....ainda tenho boas razões para fazê-lo...e nenhuma delas compactua com corrupção ou com desprezo com o povo do nosso pais. Sobre isto vou usar e defender sempre um critério que meu companheiro Ronaldo Zulke sempre usou e continua usando e que nós todos daquela época sempre temos em mente: O NOSSO CRITÉRIO PARA RESPONDER SEMPRE A QUESTÕES DE QUALQUER TIPO É: ISTO É BOM PARA OS TRABALHADORES E AS TRABALHADORAS? se assim é, assim o fazemos. Claro que devo avisar que nós dilatamos e ampliamos nosso conceito de trabalhadores o que inclui todos aqueles que ainda não são trabalhadores, aqueles que estão desempregados, desamparados pelo estado brasileiro e também todos os cidadãos e cidadãs. E fizemos esta ampliação justamente para governar para todos e com todos. Parece uma ambição excessiva, mas bem  este é o verdadeiro desafio de governar no Brasil.


Não desaprovo o movimento de forma alguma...este povo despertou assim...que diz que acordou...acordou desta forma e com estas bandeiras do PASSE LIVRE, LIBERDADE DE MOVIMENTO e por estes motivos ADICIONAIS SE ERGUEU ESTA GRANDE MASSA: COMBATE À CORRUPÇÃO E MELHORES SERVIÇOS PÚBLICOS, além de serem é claro ouvidos com respeito pela classe política no que eu concordo aliás e te daria milhares de exemplo de quando isto não acontece.

E eu aceito sinceramente quase todos os motivos, com um único senão contra o vandalismo e com esta forma muito desorganizada e sem lideranças e cabe a mim como militante político compreendê-lo, ouví-lo e também debater aquilo que ele apresenta e aquilo que ele não entende só isso...como a questão dos partidos e da política brasileira em geral. E tudo que você ler aqui no meu mural ou no meu blog vai tratar disto, sobre isto e também em como ir para além disto. Se você aliás ler meu mural ou blog antes verás que andei postando coisas semelhantes as que digo agora muito antes.

Quero avançar sim...não sou mesmo dado a fazer decreto de fim do mundo ou fim de linha...e não sou pessimista ou terrorista...não defendo discurso depressivo em coisa alguma...defendo sempre a dureza e  a seriedade em qualquer debate....e sigo na luta sim...com toda a minha força, franqueza, coragem e honestidade de sempre.  E se esta luta tiver que incluir o meu direito democrático de escolha política de novo...como já ocorreu ao final dos anos 70 e por quase todo os anos 80 e 90...quando apesar de sermos um partido devidamente registrado e regular também fomos perseguidos e sofremos todo tipo de ofensas...lutarei com muito mais força hoje e conto sim com o apoio necessário mesmo daqueles que um dia não me compreenderam em minhas opções políticas. O Brasil mudou sim e vai continuar mudando mais ainda, apesar daqueles que não estão gostando disto e que tem muitos motivos e interesses contrários a estas mudanças. Só precisamos talvez entender de fato e discernir com clareza quem é quem neste cenário e apoiar e construir aquilo que interessa para avançar.


Por fim, tenho muito orgulho de acreditar que meus alunos e alunas poderão ser grandes pessoas e fazer grandes contribuições para que a política tenha mais qualidade independente de em qual partido o farão..espero isto deles e aposto neles....não vejo sinceramente nenhuma necessidade de se fazer política em um partido único...assim respeito as escolhas dos outros e só discuto os programas, as atuações e seus compromisso...como qualquer outro militante e cidadão deste pais pode e deve fazer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário