Powered By Blogger

domingo, 9 de junho de 2013

SOBRE A CLASSE MÉDIA BRASILEIRA: DEBATE DA MARILENA CHAUI 1

Penso que o tema de debate é mais amplo....não creio que toda a classe média deveria se ofender com isto....é um chapéu que serve muito bem para alguns exemplares....e eu é que não vou defendê-los não.... 

A primeira crítica que eu li contra a opinião ou posição da Professora Marilena ChauiA MALDIÇÃO DA CLASSE MÉDIA e sua opinião sobre a classe média foi do Professor Luis Augusto Fischer em Zero Hora (EU ODEIO A CLASSE MÉDIA). Não concordei com ele e também sequer me senti incitado a argumentar, mas o debate prosseguiu. 

Me é claro também que o livro de 2007 A Cabeça do Brasileiro de Alberto Carlos de Almeida, que é citado aqui por Hélio Schwartsman (FAROL DO ILUMINISMO) tem pouca serventia objetiva para esta questão da classe média que a Marilena levanta com a forte acusação:

"A classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim" 


A professora Marilena deu uma paulada na classe média que tonteou...eu preferiria falar de Filisteus, veja meu texto aqui CONTRA OS FILISTEUS, mas ela tem toda a condição para dizer isto - alguém precisa bater neste segmento que é incapaz de compreender o mundo em que vive - Sartre e Simone de Beauvoir passaram 50 anos dando paulada na Burguesia, pois é algo parecido e não vale dizer que ela é sustentada por eles, porque ela produziu obras, aulas e conhecimento de valor bem superior ao que recebeu como salário na USP.

Também não vejo nenhuma vantagem ou razão para atacar a Marilena pelo que disse. Ora, ela critica e eu fico feliz que o faça, porque a coisa já anda num limite absurdo mesmo. Tenho lido tanta bobagem e opinião superficial sobre as coisas que penso ser bem razoável que alguém chame às favas esta classe e seus representantes que se prestam a dizer o que dizem. E eu gostaria que apresntassem argumentos e não a mesma lambança de sempre para criticar a filósofa ou não reconhecer a crítica posta duramente, excessivamente, ou, como disse o Juremir Machado da Silva: SINCERAMENTE (MARILENA CHAUI E A CLASSE MÉDIA).

Com a qual concordo....que é uma questão perturbadora e que nos machuca também....porque é duro entender e aceitar certas posições como generalizadas nesta classe à qual tecnicamente me sinto pertencer, mas me afasto com muita força de suas opiniões.....não me sinto batido pela opinião de um ou de outro, mas fico pensando como é que as cosias ficaram deste jeito e que tipo de disputa de projeto, consciência e episteme está em jogo ai...tanto de um ponto de vista político, quanto moral ou ético. A apresentação da Marilena no video a seguir fala da classe média paulistana e do espanto que ela causou  a um amigo dela de que eles são Bestas Selvagens, de que basta dirigir um carro, entrar numa fila ou num lugar que precisa ser compartilhado e pum aparecem a contradição entre a civilidade doméstica e a violência pública no espaço público o que eu sinto que acontece também com outras classes médias ( veja aqui SOBRE A CLASSE MÉDIA PAULISTANA) . 

Vou me corrigir aqui porque eu não gosto de lembrar nesta hora sobre: O que os alemães liam enquanto Hitler e o nazismo perseguia, matava e torturava na Alemanha de 10, 20 e 30? 

E me preocupo, porque sei que não era nem o Iluminismo, nem   o Marxismo, nem o Logicismo e quanto menos o liberalismo de então...

Por fim, infeliz é uma cultura que precisa crucificar seus filósofos e pensadores porque é incapaz de compreendê-los e aprender com eles, quem dirá então de uma batelada de gente que não consegue discernir entre uma liderança e e um esbulho de representação...o chapéu cabe naquela classe média bem descrita por ela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário