Powered By Blogger

domingo, 23 de junho de 2013

SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO

A resposta à tua pergunta: onde foram aplicados os 500 BILHÕES na saúde? Não pode ser retórica nem uma questão de crença.

TE DOU UMA DICA: ENTRA NO SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO E OLHA OS REPASSES DE RECURSOS PARA A SAÚDE DE SÃO LEOPOLDO.

Outra dica é participares DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E APARECER NAS REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE.

Todos os recursos aplicados na saúde em São Leopoldo passam ou devem passar por lá.

Outra forma de examinar isto é começar a acompanhar as auditorias do CGU e Tribunal de Contas do Estado em seus sites e em seus endereços.

Nestes lugares você vai encontrar direitinho o que foi devidamente aplicado, o que não foi e quais processos existem para reaver recursos mal aplicados.

Mas já te digo de saída: a saúde precisa sim mais recursos, mas também precisa mais gestão e mais educação em saúde.

Nas duas coisas o POVO pode participar e muito mais.

Na gestão através do controle social, fiscalização e vigilância permanente sobre a execução dos programas e a qualidade do atendimento. Isso pode ser feito via CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE e também via a ataução de organizações comunitárias como as associações de bairro e etc.

Na educação em saúde os cidadãos podem atuar bem mais buscando informações sobre como evitar doenças, prevenção e etc.

Fico feliz que os jovens estejam tão preocupados com a saúde pública, isto porque precisamos mesmo de mais cidadãos envolvidos na saúde, até mesmo para poder discernir os políticos, os CCs, os servidores, os médicos e etc, que realmente defendem a saúde e trabalham por ela e também para aumentarmos a compreensão dos cidadãos sobre as políticas de saúde, como é o caso da atração dos Médicos estrangeiros para atuarem em locais com carência de profissionais e para aumentar o exército médico neste pais que faz a dura guerra contra doenças, ignorância e os resultados provocados pela falta muitas vezes de cuidados básicos em saúde e em prevenção às doenças.

E quero te dizer, também, e a quem interessar possa, que hoje em dia todo o recursos públicos são aplicado de forma transparente e qualquer cidadão pode fiscalizar e exigir a prestação de contas disto e na minha opinião devem fiscalizar mais a aplicação dos recursos públicos. Inclusive nas escolas públicas, nas gestões federais, estaduais e municipais de educação, e também nas câmaras de vereadores.

O Brasil é hoje um dos países mais avançados neste tema da transparência e do controle público dos gastos, mas há ainda muito desconhecimento sobre isto e muitas vezes aquilo que é algo normal e regular é transformado em notícia ou manchete negativa e de forma tendenciosa pelos meios de comunicação. Ao mesmo tempo, se pode observar que tudo que dá certo no serviço público tende a ser personalizado e isolado do seu contexto de tal modo a dar uma impressão de que o acerto é uma exceção à regra. De que nunca o acerto ocorre em virtude da forma que o sistema foi concebido e etc. E, veja bem, aquelas coisas que precisamos corrigir dependem, na minha opinião, muito mais desta entre outras formas de participação do que propriamente de protestos ou passeatas.

Mas sim, é preciso participar bem mais e ser ouvido bem mais também e eu ficarei muito feliz que os jovens que acordaram agora passem a atuar neste sentido.

O MPL é um exemplo disto também, porque atua e fiscaliza o tema do transporte público a mais de 8 anos no Brasil.

Porque esta participação e fiscalização ajuda muito. A democracia não é só o voto é a construção das opções e ao acompanhamento das gestões e dos mandatos..e para isto não basta ler jornal ou ver televisão não.


É preciso se envolver efetivamente  na fiscalização e acompanhamento das gestões. Haverá de chegar o dia em que todos nós saberemos cumprir algum tipo de papel nisto, independente de recebermos remuneração e o faremos de forma voluntária. Porque isto também foi uma grande conquista na nossa democracia esta possibilidade de CONTROLE SOCIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário