Powered By Blogger

terça-feira, 4 de junho de 2013

O QUE EU QUERO FAZER NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2013

Finalmente concluída a parte mais pesada deste primeiro trimestre o fechamento desta etapa final das avaliações trimestrais que envolveu correções, registros, revisões, recuperações, receber alguns trabalhos atrasados, pré-conselhos, conselhos e etc.

Agora posso me dedicar um pouco mais a outros afazeres.

Tais como afazeres escolares aparentemente triviais de planejar com mais detalhes as próximas aulas de Filosofia e Sociologia de modo a realizar os objetivos propostos no início do ano e que para este semestre envolve articular melhor o tema dos Direitos Humanos e a Filosofia Política, o tema do Sistema Social e Justiça Social.

Concluir alguns relatórios e avaliações por escrito de uso interno

Dar uma olhada para a tarefa de construção coletiva do grande plano de aulas da ÁREA DE HUMANAS, para os três anos do ensino médio politécnico, que articule todas as disciplinas de Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso - para depois disto fazer as pontes com as outras áreas sob o viés de história da cultura, das artes, do conhecimento e da ciência e das tecnologias, a partir das Diretrizes Propostas em Reunião do Grupo de Professores das Humanas, armar o Diálogo com as demais disciplinas da Escola.

Construir com muito cuidado e dedicação as atividades deste SEGUNDO TRIMESTRE do SEMINÁRIO INTEGRADO DA TURMA 2N3 com o objetivo de reorganizar os conhecimentos, melhorar os registros dos alunos e realizar os projetos dos grupos com alguma dose de iniciação científica e ao método.

Também vai sobrar, creio, um tempo para escrever mais - tem mais ou menos uns dez debates no Blog do Nassif para os quais gostaria muito de contribuir e construir opiniões (eles envolvem os temas gerais de educação, juventude, mulheres, intelectuais, economia, política, história e cultura, através de aspectos e debates gerados pela realidade e que desaguam no cotidiano de debates democráticos do Blog).

Tem alguns outros projetos dos quais já falei aqui. Tratar do tema interessante de Feminismo e Filosofia; 

Tratar também dos pares Sartre e Simone - Heidegger e Hannah Arendt, sob a ótica de um enfrentamento ao sistema e aos seus vetores específicos; 

Revisitar Foucault - em especial a Arqueologia do Saber, em especial agora com o acesso a obra completa dele on line aqui.

Ver aquele trabalho sobre Gerd Bornheim, que estou acalentando desde o início do ano e que ficou de certa forma imperativo em virtude dos temas gerais do encontro com a filosofia e de relação entre ética e estética e também pela simpatia e grande provocação de Heidegger e Sartre. Sem falar aqui da relação com o teatro e uma certa influência que recebemos deste professor por vias diretas e indiretas de alguns de seus mais importantes discípulos e alunos da UFRGS.  

Começar a estudar Saul Kripke (sim, acredite!) dentro do tema geral da relação entre lógica e metafísica, filosofia analítica e filosofia da linguagem e também por conta de certas limitações na minha formação própria - o que envolve a pergunta sobre um discurso filosófico ordinário ou extraordinário; 

Retomar um gigantesco pacote de leituras, estudos, anotações, cadernos, ensaios e  desafios na leitura de Ludwig Wittgentein, com toda aquela bibliografia que acumulei e que deve se atualizar e avançar.

Rever meus estudos demográficos para trabalhar com eles com os alunos e atualizá-los e publicá-los aqui e acolá.

Finalmente revisar, corrigir e revisitar o MEMORIAL DA PRAÇA DO IMIGRANTE e publicar aqui e acolá com acréscimos bibliográficos importantes que foram coletados posteriormente ao seu fechamento em 24 de maio de 2012 e com acréscimo também de imagens para introduzir os colegas do Olindo Flores à História Econômica, Política, Cultural e Religiosa de São Leopoldo por imagens entre o século XIX e até meados do século XX. 

Talvez até setembro estas coisas estejam concluídas, ou algumas delas, mas é este o meu plano de trimestre JUNHO, JULHO, AGOSTO...vida de professor, vida de pesquisador e de escritor....obrigado por ter parceiros nesta caminhada e por poder fazer tudo isto...sei que é um privilégio....  

Nenhum comentário:

Postar um comentário