Powered By Blogger

domingo, 30 de junho de 2013

ENTREVISTA FLORESTAN FERNANDES NO RODA VIVA DE 05 DE DEZEMBRO DE 1994

O maior sociólogo Brasileiro para mim é Florestan Fernandes. Ainda que eu não seja um sociólogo nem um especialista em sociologia. Mas é a impressão que me ficou após muitos anos de pequenas leituras e após ter enfrentado a árdua leitura de A Revolução Brasileira que para mim foi a descoberta do século. 

Nesta entrevista RODA VIVA COM FLORESTAN FERNANDES - YOUTUBE logo após a sua reeleição como deputado federal pelo PT no Estado de São Paulo para o que fez pouca força e pouca campanha ele analisa, respondendo a muitas curiosidades e ao meu ver também provocações dos jornalistas, tanto a condição de seu ex-aluno Fernando Henrique Cardoso recém eleito presidente do Brasil pelo PSDB, como apresenta diversas observações ainda importantes e relevantes para compreendermos a sociedade brasileira e suas limitações, condições e possibilidades de mudança. É uma entrevista que não exibe apenas a ilustração e a erudição do mestre mas também sua honestidade e consciência histórica. A transcrição do texto esta disponível através de um projeto da FAPESP MEMÓRIA RODA VIVA. 

Só lamento que o jornalismo brasileiro do Roda Viva de então tenha gastado mais tempo tratando de varejo e conjuntura daqueles dias do que das grandes questões de atacado para as quais Florestan é talvez o mais arguto analista que já houve, respeitando-se aqui a fortíssima herança analítica de Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Hollanda, Raimundo Faoro entre outros. 

Outro aspecto importante desta entrevista ao meu ver é que poucos meses depois Florestan falecia em agosto de 1995. Também considero oportuna  reeleitura desta entrevista para a atual quadra de manifestações sociais no Brasil de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário