Powered By Blogger

sábado, 8 de junho de 2013

ÂNIMO E AMIZADE - GEMÜT - UM SONHO KANTIANO: VIDA, CONHECIMENTO, RECONHECIMENTO, AMIZADE, GEMUT E MEUS MESTRES

Bom Dia...

"Todos os homens tem, por natureza, desejo de conhecer, 
uma prova disto é o prazer das sensações..." 

Aristóteles. Metafísica. Livro 1, Capítulo 1.

acordei de um sonho muito interessante esta manhã...meus dois principais mestres Kantianos já falecidos, o benevolente e o admirável, me aparecem em meio a uma espécie de sarau filosófico sentados ao sofá conversando e reconhecendo os alunos, alunas e ex-alunos presentes  e eis que do outro lado o meu mestre hoje ainda vivente faceiro assiste a uma encenação de um ator recitando Nietzsche em alemão:

 “Das Sein - wir haben keine andere Vostellung davon als "leben"...” ou em inglês: Being" – we have no other conception of it other than "life". Recomendo também que deem uma olhada no texto de Agambem sobre a amizade - sobre a amizade em Agambem de onde tirei este texto literal recomendo O AMIGO. Que eu reconheci de memória na hora enquanto o mestre faceiro incentivava o ator a lançar seus panfletos que anunciam pelo visto uma peça sobre Nietzsche ao ar e volta ao olhar para os dois mestres kantianos e eles ali sentados sorrindo e tirando fotos e eis que me reconhecem e me olham nos olhos....

fico feliz com o reconhecimento e peço para a minha lembrança resgatar minhas questões, enquanto vou me lembrando, vou me acordando e ao acordar me lanço ao TABLET para rever o que me resta como grande lembrança dos dois, de um lado, a  análise admirável da Dedução Transcendental e de outro o exame e a análise de gemüt pelo benevolente, e na pesquisa encontro o texto do Valério sobre isto, leio, me espanto com duas passagens citadas e suas consequências para o meu pensamento hoje e neste período, uma em que sinto claramente um diálogo de Kant com o velho, grande e bom Aristóteles sobre o desejo de conhecimento e o prazer das sensações e sua evolução ao longo da história, veja isto em Kant:

"Na verdade, nós já não sentimos mais qualquer prazer notável ao apreendermos a natureza e a sua unidade da divisão em gêneros e espécies, mediante o que, apenas são possíveis conceitos empíricos, pelos quais a conhecemos segundo as suas leis particulares. Mas certamente esse prazer já existiu noutros tempos, e somente porque a experiência mais comum não seria possível sem ele, foi-se gradualmente misturando com o mero conhecimento sem se tornar mais especialmente notado. (KU B XL, AA 187)"

Esta é uma história descontínua e cheia de altos e baixos da ciência nos últimos 2.400 anos (para não esquecer Foucault) "Aqui a representação é referida inteiramente ao sujeito e na verdade ao seu sentimento e vida, sob o nome de sentimento de prazer ou desprazer, o qual funda uma faculdade de distinção e ajuizamento inteiramente peculiar, que em nada contribui para o conhecimento, mas somente mantém a representação dada no sujeito em relação com a inteira faculdade de representações, da qual o ânimo torna-se consciente no sentimento de seu estado. (KU B 4-5, AA 204)"

E ainda leio, como vês, uma segunda e uma terceira  passagem em que a gente sente a mesma coisa e a ligação disto com algo que eu gostaria de chamar de a necessidade de um piloto para este navio que faça a devida ligação entre o porto anterior e o futuro porto ao qual chegaremos:

 "Com isso não quero, na verdade, dizer que na intuição empírica tais sínteses das intuições pertencem umas às outras, mas que na síntese das intuições pertencem umas às outras em virtude da unidade necessária da apercepção, isto é, segundo princípios da determinação objetiva de todas as representações, na medida em que disso possa resultar um conhecimento, princípios derivados todos da unidade transcendental da apercepção. (KrV B 142)"

O texto muito interessante do Dr. Valério Rohden está aqui:A função transcendental do Gemut na Crítica da Razão Pura.

E assim sigo espantado e  meditativo até chegar aqui e relatar isto para vocês - após dar conta de parte da grande louça que se exibia na pia, ter feito o café me ponho aqui....a vida parece ser muito surpreendente as vezes....e me parece que esta é uma história de amizade, sabedoria e gosto - Gemut - ânimo - na busca do conhecimento e na busca de uma comunidade de reconhecimento e compartilhamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário