Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A REFORMA POLÍTICA PARA A QUAL O ESQUERDISMO DIZ NÃO

Para variar a leitura de conjuntura de alguns companheiros do esquerdismo faz de conta que o problemas políticos brasileiros são atuais e não estruturais ou sistêmicos.

Eles  acreditam e se posicionam pensando que parece que o problema da saúde e da educação brasileira é somente de gestão, que não tem nenhum miolo determinado por condições de classe ai com reflexos na representação política.

Ao meu ver isto não é marxismo, nem leninismo e nem trotskismo, mas sim uma certa cegueira para as determinações materiais do sistema político que responde aos interesses de classe também na saúde, também na educação e também na forma dominante do estado brasileiro.

E é doloroso ver esta esquerda que, além disto, está comprometida até o último cabelinho com as grandes corporações que não querem mudanças estruturais mas apenas seus ganhos parciais e a sustentação deste sistema desde que não mexam nos meus direitos e me deem mais do que eu não tenho.

Não olham nenhuma vez para o fato de que de um lado a corrupção e de outro lado a crise de representação são sustentadas justamente pelo que é mais comum na forma clássica de fazer política: fazer o discurso, ser aplaudido e não ouvir ninguém.

Para mim não há nada mais importante no Brasil hoje do que a REFORMA POLÍTICA e se não passarmos por ela - e me desculpem se alerto os gansos, os gaviões e os urubus - jamais conseguiremos derrotar o monopólio político e privilegiado do poder econômico, do poder das elites e do poder das corporações que fazem política garantindo o seu e azar do resto do povo.

Povo este que, aliás, não precisa ser ouvido, mas somente votar de dois em dois anos.

Não me admire - apesar de respeitar estes companheiros, não concordo com eles - que nenhum destes partidos tenha representação de massas.

Se realmente quisessem mudar o sistema, inclusive, para poder pautar mudanças mais radicais entenderiam que somente com a Reforma Política isto será possível.

Uma gigantesca mudança, mas em um  pequeno exemplo disto é: OS CAMARADAS DEFENDEM QUE SE CONSTRUA UM SISTEMA DE SAÚDE EXCLUSIVAMENTE PÚBLICO NO BRASIL? 

Como eles acreditam que isto será possível dentro da ordem democrática e do atual sistema? me calo aqui..

Nenhum comentário:

Postar um comentário